Pular para o conteúdo principal

CONTAGEM RECEBE O CHINA DAY

Missão de prospecção de negócios para exportadores mineiros à China acontece entre os dias 13 e 19 de maio de 2017

Contagem recebeu o China Day, no último dia 23, evento de lançamento da missão de exportadores mineiros à China. Promovido pelo Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (INDI), o China Day contou com a presença de empresários e autoridades do município da região metropolitana de Belo Horizonte. 

No auditório da prefeitura municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o público pôde conferir oportunidades de negócio na China e como se dão hoje as relações econômicas sino-brasileiras. 

“Esse é um marco para Contagem, porque estamos iniciando uma nova gestão que tem como prioridade trabalhar em parceria com o INDI, com a Fiemg e com o governo do estado para que possamos reverter um processo de retração da indústria no município”, afirma o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Contagem, René Mendes Vilela. 

Vilela falou na abertura do evento junto ao prefeito de Contagem, Alex de Freitas. Também participaram da solenidade de abertura a diretora-presidente do INDI, Cristiane Serpa, e o superintendente de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Marcos Mandacaru. 

“O China Day é muito importante, porque nós temos aqui centenas de indústrias que tem potencial para abrir mercados internacionais, mas que vivem muito encasuladas, voltadas para o mercado mineiro ou nacional. Então a presença e o suporte do INDI trazem segurança e nos ajudam no trabalho de sensibilizá-las para a importância de empreendermos juntos nessas missões”, diz René Vilela. 

Segundo o secretário municipal, quase 200 empresas foram abordadas nas últimas semanas, em um trabalho de mobilização que será mantido até a missão na China, em maio de 2017. 

Bernardo Anoni, CEO da Bean - Consultoria e Inovação, foi um dos convidados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem. Hoje, a empresa trabalha para aumentar a atuação e a retenção de empreendimentos de alta tecnologia no município. 

“A ideia é que as empresas vejam Contagem como um local que gere oportunidades para conquistarem o mercado lá fora. E a missão para a China está sendo uma primeira boa notícia da prefeitura depois de muito tempo. A equipe do INDI trouxe informações concretas: empresários do setor de alimentos e manufaturados, que é o perfil aqui de contagem, têm todo o potencial de conseguirem exportar para a China”, afirma o empresário. 

A Pif Paf Alimentos foi outra indústria presente no evento. O relações institucionais da empresa, Claudio Almeida Faria, conta que desde 2011 a unidade de Visconde do Rio Branco, frigorífico de aves e indústria de processados de aves, se prepara para aderir ao mercado chinês. 

A empresa tem lutado junto a instâncias governamentais nacionais para obter a aprovação de exportação do governo chinês. 

“Temos demandas expressivas e contato com empresários chineses, mas infelizmente fica ainda essa interrogação. E por isso a gente busca o INDI, como um caminho alternativo”, diz Faria. 

Missão na China 
Entre os dias 13 e 19 de maio de 2017, o INDI realizará missão de prospecção de negócios para exportadores mineiros à China.

A agenda de trabalho na China envolve a participações nas feiras China Import Expo (CIE), feira multissetorial na cidade de Kunshan na província de Jiangsu, e SIAL China, feira de alimentos e bebidas na cidade de Shanghai. 

O INDI terá um estande na feira China Import Expo, e todas as empresas participantes poderão expor gratuitamente seus produtos e serviços em espaço individualizado. A missão também conta com rodadas de negócios com importadores chineses. 

“Não é apenas uma missão em feiras, é uma política de divulgação dos produtos mineiros na China. Estamos iniciando um trabalho de comércio exterior que esperamos que dure anos”, explica o vice-presidente do INDI Ricardo Ruiz.

Todas as atividades da missão contam com o apoio de entidades empresariais e governo chineses. Empresas mineiras de todos os setores podem participar da ação. Confira a agenda completa e outras informações no site www.minasnachina.com.br

Para mais informações:
missaochina@indi.mg.gov.br / (31) 3915-3000
pcomercial@fiemg.com.br / (31) 3263-4721
da assessoria FIEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...