Pular para o conteúdo principal

PRESÍDIO DE BAEPENDI INAUGURA ESCOLA


O Presídio de Baependi, no Sul de Minas, inaugurou nesta quarta-feira, 29, o segundo endereço da Escola Estadual Anísio Esaú dos Santos. 

Quarenta e cinco presos serão beneficiados com o espaço, que conta com quatro salas. Com a nova instalação, a unidade passa a ter vagas de estudo para todos os acautelados.

A obra contou com a ajuda de parceiros como a Pastoral Carcerária, o Conselho da Comunidade, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e empresários locais. 

O secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, esteve na inauguração. Foi a primeira vez que o presídio recebeu uma visita desse tipo.

Kupidlowski fez questão de comparecer ao evento para prestigiar o bom trabalho que a unidade prisional e a comunidade de Baependi fizeram. “Nós assistimos aqui, hoje, a uma manifestação de cidadania, de pessoas que fazem a sua parte pensando no bem coletivo. Reafirmo o compromisso do Governo de Minas Gerais de dar segurança e humanizar o Sistema Prisional. É nossa obrigação a ressocialização. Todas as atividades que tenham esse fim têm total apoio da Secretaria de Estado de Administração Prisional ”, enfatizou o secretário.

A construção do espaço começou em 2011, quando a unidade foi assumida pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap). Aos poucos, as salas foram sendo construídas.

E o número de presos que estudam aumentou. Quinze professores da rede estadual lecionarão para as turmas, que vão desde as séries iniciais até o ensino médio.

A obra foi finalizada no início deste ano e, segundo a direção da unidade, o custo total ficou em cerca de R$ 55 mil. Oito presos que tinham habilidade para o setor de edificação foram selecionados para trabalhar.

O diretor-geral do presídio, Luiz Waldeci Ribeiro, lembrou o trabalho feito pela equipe. “Quando assumi, eram cinco celas aqui. E a capacidade era para 21 presos. Neste tempo de trabalho, dobramos o número de celas, triplicamos as vagas e fizemos várias outras melhorias. Foi um trabalho em conjunto, e agradeço a todos por isso. A educação é transformadora, e eu espero que os detentos agarrem essa chance com unhas e dentes”.

Há três anos no presídio, Ricardo Muniz também esteve preso em São Paulo. Mas foi na unidade de Baependi, no Sul de Minas, que a perspectiva de vida mudou. 

“Aqui, eu pude concluir o ensino médio, tive oportunidades de trabalhar e estudar e agora não volto mais para o crime. Com o incentivo e apoio das pessoas que trabalham aqui, hoje eu acredito que sou capaz de ser alguém melhor”.

Ressocialização
Além da escola, a unidade também oferta outras oportunidades de ressocialização para as pessoas privadas de liberdade. Na parte da tarde, os presos que estudam pela manhã participam do projeto de artesanato “Reeducarte”.

Vinte presos são orientados pela professora voluntária Kátia Cambraia. Eles produzem descansos de panelas, feitos com tampas de garrafa e cortiço; tela cobre-lanche, com rendas e fuxicos; laços e gravatas para cães; almofadas e capas feitas com a técnica capitone, que usa formas geométricas. 

Os produtos são vendidos para o comércio local e para servidores da unidade. O lucro é revertido para a compra de material e também é enviado para os familiares dos presos.

O presídio ainda conta com uma horta, onde três presos trabalham. Outros 15 executam atividades como faxina e manutenção da unidade. 

Há também uma confecção, que emprega sete detentos e produz uniformes para o Sistema. Segundo o diretor-geral, o presídio mantém parcerias com instituições da cidade, onde sentenciados fazem reformas e manutenção de espaços públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...