Pular para o conteúdo principal

UFLA SEDIA FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM LANÇAMENTO DE LIVRO


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou nesta quinta-feira, 30, o 125º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil. Em mais uma edição, o evento teve ampla representatividade, com a participação de profissionais de 27 cidades mineiras. 

Na ocasião, houve o lançamento do livro “Borbulhando enfrentamentos às violências sexuais nas infâncias no sul de Minas Gerais”.

Esta obra é fruto de um projeto aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação das professoras do Departamento de Educação (DED) Cláudia Ribeiro e Carolina Alvarenga, que contaram com a contribuição de professores e conselheiros tutelares do Sul de Minas Gerais. 

A obra também contempla desenhos premiados de adolescentes que participaram da I Mostra Cultural, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A professora Cláudia salientou que apesar de ser uma situação de tristeza é necessário estar sempre em discussão. 

“É preciso lidar com o abuso em qualquer circunstância. Precisamos abordar de uma maneira especial, mostrando para nossas crianças que elas precisam e podem dizer não, por isso é de extrema importância sabermos como discutir essa questão com elas. Para esse livro, trouxemos uma abordagem que levou em conta o ensino juntamente com a extensão universitária e as participações em pesquisas”.

Para a coordenadora do Comitê Gestor do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil, professora Kátia Batista Martins, do Departamento de Educação, é essencial movimentar as lutas em prol das crianças, promovendo uma educação infantil de qualidade. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate, enfatizou a mobilização de tantos profissionais no evento: “É muito gratificante ver o espaço com tantas pessoas atuantes na área de Educação, pois é um grande desafio conseguir essa participação expressiva”.

A professora Alana Maximo Buscacio, participante do evento, relatou que a inserção ao Fórum de Educação Infantil foi fundamental no exercício da sua profissão, facilitando a sua abordagem com as crianças vítimas de violências. 

“É uma questão muito deliciada, e percebemos que há algo errado em pequenos detalhes, seja em algumas brincadeiras ou ao conversar com a criança. E nós educadores temos a obrigação de procurar saber o que está acontecendo, não podemos ser coniventes com a situação. Por isso, participar do Fórum é tão importante, pois começamos a ver como é possível ajudar e o que devemos fazer, quais são as atitudes corretas”.
com assessoria UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...