Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE CONSTRUÇÃO DE CENTRAIS HIDRELÉTRICAS NO MUNICÍPIO DE VARGINHA

Comitiva de vereadores varginhenses durante visita a PCH Boa Vista II

Hoje, quinta-feira, 6, às 19h, a Câmara Municipal de Varginha, no Sul de Minas, realizará uma audiência pública para tratar da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH´s) no município.

A realização da audiência atende a uma proposição do vereador Carlos Costa e tem como objetivo debater com todos os setores da sociedade e com a população a conveniência e pertinência da construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCH´s) em Varginha.

Foram convidados para participar, representantes do Executivo, vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Meio Ambiente, entidades de classe, além de pessoas interessadas no assunto.

Em Varginha já está em andamento a construção da PCH Boa Vista 2. Dois outros projetos que estavam em vista foram cancelados e será uma oportunidade para esclarecer o assunto.

Para participar, não é necessário se inscrever, basta comparecer na Câmara.

Visita
A primeira edição do Câmara nas Empresas aconteceu na manhã da última sexta-feira, 31, e 10 vereadores visitaram a construção da Pequena Central Hidrelétrica – PCH – Boa Vista II, que fica às margens do Rio Verde.

Além do presidente da Câmara, vereador Zacarias Piva, também estiveram presentes a vice-presidente, vereadora Zilda Silva, o secretário, vereador Dudu Ottoni e os vereadores: Buiú do Ônibus, Carlos Costa, Carlúcio Mecânico, Delegado Celso Ávila, Leonardo Ciacci, Marquinho da Cooperativa e Zué do Esporte.

Em um primeiro momento foi apresentado aos vereadores um vídeo institucional, contando um pouco sobre a empresa CPFL Energias Renováveis, que é a responsável pela PCH Boa Vista II e, em seguida, foram explicadas informações técnicas sobre o empreendimento que estão realizando em Varginha.

Após a palestra, os vereadores fizeram uma visita técnica às obras de construção da PCH e puderam ver onde será a área alagada e como funcionará a geração de energia elétrica no local.

O presidente da Câmara, vereador Zacarias Piva, ficou satisfeito com a visita e comentou que o primeiro Câmara nas Empresas superou as expectativas. 

“É de suma importância, nós, vereadores, termos contato direto com as empresas que geram emprego e renda em nosso Município. Na Câmara recebemos muitos projetos de lei para autorização de doação de área, ampliação de áreas já doadas e outros assuntos de extrema relevância para as empresas de nossa cidade. Por isso nasceu essa iniciativa, de estreitar a relação entre o Legislativo e o trabalhador e acreditamos que essa primeira edição foi um sucesso. Continuaremos a apoiar as nossas empresas e buscar meios de trazer novas empresas para nossa cidade”, destacou Zacarias Piva.

PCH Boa Vista II
A construção da PCH Boa Vista 2 foi iniciada em fevereiro. Nessa nova fase, serão instaladas as estruturas do canteiro de obras e iniciadas escavações para implantação das estruturas de concreto do empreendimento.

Localizada na região do Rio Verde, no município de Varginha a PCH totaliza 26,5 MW de capacidade instalada, com garantia física de 14,41 MWm, totalizando cerca 1,12 km2 de área inundada, sendo 60 hectares para a área de reservatório.

O projeto foi comercializado no Leilão A-5 de 2015, em contrato com vigência de 30 anos e início de suprimentos programado para 2020. Durante o período de construção, as obras irão gerar cerca de 400 empregos na região. 
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...