Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: VEREADOR QUER MUDAR FORMA DE DESCARTE DE LIXO EM JUIZ DE FORA


O vereador Dr. Adriano Miranda (PHS) apresentou na última quarta-feira, 19, uma proposta para a implantação de uma Usina de Reciclagem de lixo em Juiz de Fora. 

O objetivo foi mostrar uma nova forma de transformar um problema socioambiental, em uma fonte de riquezas inesgotáveis, além de gerar empregos e inovar o modo de processamento de resíduos domiciliares. 

Modelo bem diferente do atual que funciona com a Vital Engenharia, empresa ganhadora da concessão para explorar essa atividade durante 35 anos, dez já cumpridos.

“O mais importante é que a Prefeitura não irá investir nada na Usina. Pelo contrário, o Município vai economizar quase R$ 1 milhão por mês e ainda poderá aumentar a arrecadação de impostos e receber até mais recursos do ICMS ecológico”, destacou.

Adriano Miranda foi procurado por um consultor que representa um fundo de investimentos da Espanha ao qual pretende investir 300 milhões de euros no Brasil. 

Os investidores informaram que possuem novas tecnologias ambientais para o descarte de resíduos sólidos e têm procurado prefeituras em busca de parceria para seus negócios. A única contrapartida para o Município seria a destinação do lixo para a Usina.

Para recuperar o retorno financeiro, os investidores pretendem transformar material orgânico em biocombustível. Ele seria usado para manutenção da própria unidade e para a venda no mercado interno e externo.

“A administração pública precisa se renovar. Observamos exemplos diários de mau uso dos recursos pagos pela população em impostos e que deveriam voltar em serviços e não em caixa 2 e desvio de milhões de reais e dólares aqui e no exterior. Uma das saídas para a recuperação dos cofres públicos são as parcerias público-privadas. Modelo inovador de gestão. Aqui estamos falando de respeito ao meio-ambiente”, completou.

O parlamentar propôs uma audiência pública com a participação de representantes do fundo espanhol, da Vital Engenharia e da Prefeitura para discutir o melhor caminho para o sistema de recolhimento e tratamento de lixo na cidade. 

“Iremos ouvir todos os lados, confrontar ideias, propostas. Assim podemos decidir com segurança o que é melhor para o município”, finalizou.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...