Pular para o conteúdo principal

PONTE DA RUA DR. BACKER: UMA ETERNA NOVELA

Nada de asfalto: prefeitura de Lavras tem utilizado apenas terra batida e brita em operações de recapeamento de ruas

Em um dos principais acessos a universidade federal e rota de saída para cidades vizinhas, poeira e perigo em ponte

Poeira e perigo. Na rua Doutor Backer, localizada na região de Lavras, no Sul de Minas, é com estes dois ingredientes comerciantes e moradores, assim como motoristas e pedestres convivem diariamente. 

A rua é um dos principais acessos a universidade federal, a Zona Norte e também cidades vizinhas, como Ijaci e Bom Sucesso. Por ela trafegam diariamente automóveis, ônibus de transporte coletivo e ônibus intermunicipais, caminhões e muitos pedestres.

Os problemas da rua são históricos na cidade e se concentram na ponte existente na rua. Toda vez que o município é afetado por fortes chuvas, a ponte fica completamente alagada, já chegou a ceder e por várias vezes deve a estrutura ameaçada. 

Desta vez, durante o forte temporal que atingiu a cidade no último dia 18 de março, uma parte da estrutura da ponte cedeu em virtude do forte acúmulo de águas em sua cabeceira e do entupimento de bueiros que permitissem o seu escoamento.

Desde que a equipe da prefeitura municipal esteve no local, o problema só mudou de forma. Apesar da estrutura ter sido coberta, a ponte ainda gera transtornos. 

O serviço, superficial, realizado pela prefeitura no local, não contemplou o asfaltamento da área coberta e da que foi retirada a massa asfáltica. Diante disso, a prefeitura inicialmente cobriu o local com terra batida. Posteriormente, a equipe da prefeitura municipal voltou ao local e cobriu a área com terra batida e encheu de brita. 

A medida só agravou a situação, pois com o forte tráfego no local, a brita tem se espalhado, já cobrindo parte dos bueiros colocados no local. Além disso, com o tempo seco, a terra colocada no local virou poeira, que se espalhou pela calçada da região, entrando nos comércios e residências existentes ali.

Em plena região central da cidade, um misto de problemas
Um comerciante do local postou um desabafo na rede social Facebook. Na postagem ele relata que em determinados dias, quase de hora em hora é preciso limpar a sua loja, o que causa um grande transtorno no desempenho dos serviços do comércio. 

Atualmente, a prefeitura municipal tem realizado serviços de recapeamento pontuais, onde está sendo utilizada na operação tapa-buracos, somente terra batida na cobertura.

Comentários

Anônimo disse…
Não sei se foi possível perceber mas o passeio está sem sustentação dos dois, está oco abaixo dos mesmo podendo vir acontecer um acidente com alguma pessoa, está um caos isso !
Anônimo disse…
Verdade!!! Conforme o internauta anônimo comentou aí acima,a qualquer momento alguém vai levar um tombo no passeio e cair! Tá muuuuito esburacado, aquilo! Imaginem um idoso, uma criança, uma pessoa que não enxerga direito????? A ponte, a rua, a calçada, tem de ser consertadas URGENTE MESMO!!!!

E olha que ali passam MUITOS veículos, e, muitos deles, de grande porte! São caminhões, são ônibus... até mesmo o famoso ''Mamute" (ônibus articulado da UFLA, que possui + ou - 19 metros de comprimento) passa frequentemente por aquele trecho (quando ele precisa de ir ao centro para reabastecer combustível no posto).

Qualquer hora acontecerá uma tragédia ali, se continuar desse jeito... e, depois, não adianta chorar!!!!
Anônimo disse…
Parabéns pela reportagem e pela ampla galeria de fotos, Sebastião... tem mesmo é de ESCANCARAR e divulgar AMPLAMENTE a questão, para que mais pessoas vejam e, juntos, todo mundo pressione a Prefeitura, para que esta tome providências EFETIVAS!!! (Não dá para esperar uma TRAGÉDIA acontecer, para só então providências serem tomadas pela Prefeitura Municipal, né??? )
Anônimo disse…
Vish... do jeito que eu vi as fotos, tô até com medo de essa terra e essas britas, em vez de taparem os buracos da ponte, acabarem tapando as bocas de lobo que tem ali... aí, sim, pronto... :-P vai é piorar o problema que sempre ocorre quando tem chuvão forte - ou seja, entupimento dos bueiros e alagamento da rua em questão!!!

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...