Pular para o conteúdo principal

PONTE DA RUA DR. BACKER: UMA ETERNA NOVELA

Nada de asfalto: prefeitura de Lavras tem utilizado apenas terra batida e brita em operações de recapeamento de ruas

Em um dos principais acessos a universidade federal e rota de saída para cidades vizinhas, poeira e perigo em ponte

Poeira e perigo. Na rua Doutor Backer, localizada na região de Lavras, no Sul de Minas, é com estes dois ingredientes comerciantes e moradores, assim como motoristas e pedestres convivem diariamente. 

A rua é um dos principais acessos a universidade federal, a Zona Norte e também cidades vizinhas, como Ijaci e Bom Sucesso. Por ela trafegam diariamente automóveis, ônibus de transporte coletivo e ônibus intermunicipais, caminhões e muitos pedestres.

Os problemas da rua são históricos na cidade e se concentram na ponte existente na rua. Toda vez que o município é afetado por fortes chuvas, a ponte fica completamente alagada, já chegou a ceder e por várias vezes deve a estrutura ameaçada. 

Desta vez, durante o forte temporal que atingiu a cidade no último dia 18 de março, uma parte da estrutura da ponte cedeu em virtude do forte acúmulo de águas em sua cabeceira e do entupimento de bueiros que permitissem o seu escoamento.

Desde que a equipe da prefeitura municipal esteve no local, o problema só mudou de forma. Apesar da estrutura ter sido coberta, a ponte ainda gera transtornos. 

O serviço, superficial, realizado pela prefeitura no local, não contemplou o asfaltamento da área coberta e da que foi retirada a massa asfáltica. Diante disso, a prefeitura inicialmente cobriu o local com terra batida. Posteriormente, a equipe da prefeitura municipal voltou ao local e cobriu a área com terra batida e encheu de brita. 

A medida só agravou a situação, pois com o forte tráfego no local, a brita tem se espalhado, já cobrindo parte dos bueiros colocados no local. Além disso, com o tempo seco, a terra colocada no local virou poeira, que se espalhou pela calçada da região, entrando nos comércios e residências existentes ali.

Em plena região central da cidade, um misto de problemas
Um comerciante do local postou um desabafo na rede social Facebook. Na postagem ele relata que em determinados dias, quase de hora em hora é preciso limpar a sua loja, o que causa um grande transtorno no desempenho dos serviços do comércio. 

Atualmente, a prefeitura municipal tem realizado serviços de recapeamento pontuais, onde está sendo utilizada na operação tapa-buracos, somente terra batida na cobertura.

Comentários

Anônimo disse…
Não sei se foi possível perceber mas o passeio está sem sustentação dos dois, está oco abaixo dos mesmo podendo vir acontecer um acidente com alguma pessoa, está um caos isso !
Anônimo disse…
Verdade!!! Conforme o internauta anônimo comentou aí acima,a qualquer momento alguém vai levar um tombo no passeio e cair! Tá muuuuito esburacado, aquilo! Imaginem um idoso, uma criança, uma pessoa que não enxerga direito????? A ponte, a rua, a calçada, tem de ser consertadas URGENTE MESMO!!!!

E olha que ali passam MUITOS veículos, e, muitos deles, de grande porte! São caminhões, são ônibus... até mesmo o famoso ''Mamute" (ônibus articulado da UFLA, que possui + ou - 19 metros de comprimento) passa frequentemente por aquele trecho (quando ele precisa de ir ao centro para reabastecer combustível no posto).

Qualquer hora acontecerá uma tragédia ali, se continuar desse jeito... e, depois, não adianta chorar!!!!
Anônimo disse…
Parabéns pela reportagem e pela ampla galeria de fotos, Sebastião... tem mesmo é de ESCANCARAR e divulgar AMPLAMENTE a questão, para que mais pessoas vejam e, juntos, todo mundo pressione a Prefeitura, para que esta tome providências EFETIVAS!!! (Não dá para esperar uma TRAGÉDIA acontecer, para só então providências serem tomadas pela Prefeitura Municipal, né??? )
Anônimo disse…
Vish... do jeito que eu vi as fotos, tô até com medo de essa terra e essas britas, em vez de taparem os buracos da ponte, acabarem tapando as bocas de lobo que tem ali... aí, sim, pronto... :-P vai é piorar o problema que sempre ocorre quando tem chuvão forte - ou seja, entupimento dos bueiros e alagamento da rua em questão!!!

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...