Pular para o conteúdo principal

PROJETO DESENVOLVIDO EM VARGINHA BUSCA ESTIMULAR RACIOCÍNIO POR MEIO DE BRINQUEDOS MATEMÁTICOS


“Brincadeira é um assunto sério e tem fundamental relevância na discussão da Educação”, pode parecer contraditório, mas foi a partir desse pensamento que o professor Michael Ferreira, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Varginha, no Sul de Minas, desenvolveu com o aluno André Oraboni o projeto “Brinquedos matemáticos: uma investigação para o desenvolvimento de projetos técnicos e físicos para a estimulação do raciocínio lógico-matemático em crianças.”

Após ser apresentado durante a Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecete), onde foi premiado em 2º lugar na categoria inovação, e na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), em que conquistou o 3º lugar na categoria modelo didático, o trabalho foi apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), evento nacional de estímulo ao jovem cientista, que aconteceu na USP entre os dias 21 e 23 de março.

Segundo o professor Michael, o projeto tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico-matemático em crianças a partir de atividades lúdicas, técnica que ele já havia aplicado quando era professor em outras escolas e que gerou resultados positivos. 

Como a proposta foi bem sucedida, ele decidiu impulsioná-la e pensar cientificamente sobre o assunto, resultado: ela foi transformada em uma iniciação científica e, com isso, passou a participar de feiras e eventos. 

A pesquisa propõe o desenvolvimento de um projeto técnico e físico de um jogo que contribua para o desenvolvimento cognitivo de crianças, além da aplicação desse jogo em uma escola de Varginha, em uma turma específica, para, através de questionários, verificar a contribuição da metodologia na prática. 

De acordo com a pesquisa empreendida pelo estudante André Oraboni, que pode ser lida na íntegra, foi percebida a importância e a necessidade desempenhada pelo jogo como um catalisador no aprendizado de Matemática, mesmo com um tempo mínimo de aplicação do jogo desenvolvido. 

A próxima etapa do trabalho é verificar a possibilidade de executar o jogo desenvolvido com uma fábrica de brinquedos artesanais e, futuramente, desenvolver um novo brinquedo, totalmente inovador, com base na pesquisa realizada com o intuito de projetar novos incentivos na área de matemática.

Para o coordenador do projeto, o estudo possui relevância social, pois a “sociedade vem apresentando evidências de adoecimento em vários sentidos, uma delas é o afastamento de nossas crianças de atividades lúdicas e de brincadeiras de tradição cultural”, devido à ânsia pelo futuro, pelo vestibular, pelo Enem..., o que desvirtua a escola e a educação de sua função “legítima, de formação integral, no sentido das múltiplas inteligências, do cidadão”, acrescenta.

Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é o maior evento do país de estímulo ao jovem cientista que, todo ano, realiza uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). 

Em 2017, o CEFET-MG foi a Instituição em Minas Gerais com o maior número de trabalhos aprovados; dos 28 selecionados, 15 são de autoria de professores e alunos da Instituição. 

da assessoria CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...