Pular para o conteúdo principal

EM CALDAS, PIMENTEL VISITA VINÍCOLA DA EPAMIG QUE FOI PREMIADA INTERNACIONALMENTE


O governador Fernando Pimentel (PT) visitou nesta terça-feira, 13, a vinícola experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Caldas, no Sul de Minas. Graças a uma tecnologia desenvolvida no local, vinhos finos produzidos em propriedades mineiras e paulistas foram premiados em competições internacionais.

Pimentel conversou com produtores e pesquisadores e enalteceu o trabalho desenvolvido na localidade. 

“Essa técnica desenvolvida aqui está possibilitando Minas Gerais e outros estados a produzir vinhos de grande qualidade, inclusive já premiados internacionalmente. Um trabalho muito positivo da Epamig e do Governo do Estado, apoiando os viticultores e produzindo vinhos e espumantes aqui em Minas Gerais, de qualidade excepcional. Esse é um trabalho que merece ser conhecido por todos os mineiros e mineiras", afirmou.

A técnica mencionada pelo governador é a da dupla poda, desenvolvida pelo pesquisador Murilo de Albuquerque Regina, da Epamig, e que tem sido aplicada por mais de 20 produtores de vinho em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.

“A técnica da dupla poda foi desenvolvida pela Epamig com o intuito de desviar o ciclo de produção e colheita da videira do verão para o inverno, de forma que todo o processo de amadurecimento e colheita da uva ocorra com condição de seca, com dias ensolarados e noites frias, o que é indispensável para uma melhor qualidade do vinho. Nós temos um clima ideal para produzirmos vinhos de qualidade, mas essa produção estava sendo feita na época errada com relação ao ciclo da videira. A dupla poda permite colocar o ciclo de amadurecimento e colheita da videira na época de clima favorável”, explicou Murilo.

O resultado da aplicação dessa nova técnica é a melhoria da qualidade do produto, como ressalta a enóloga da Epamig, Isabela Peregrino. 

“A principal característica para termos um vinho de qualidade é que a uva seja de qualidade. A dupla poda permite essa melhoria das características da uva, porque a gente colhe as uvas no período da seca, então tem bastante açúcar, acidez e maturação plena, características que trazem qualidade grande ímpar ao vinho”, afirmou.

Vinhos premiados
A iniciativa de se produzir vinhos finos na Mantiqueira surgiu como alternativa para diversificação de renda em regiões tradicionalmente cafeeiras. Recentemente, três marcas de vinhos produzidos com a tecnologia da Epamig foram premiadas em conceituados eventos de enologia.

O vinho “Maria Maria Bel Sauvignon Blanc 2015” foi vencedor da categoria bronze do Decanter World WineAwards 2017, em Londres. 

A uva é plantada na Fazenda Capetinga, em Três Pontas, e processada na vinícola Experimental da Epamig, em Caldas. 

Os vinhos da vinícola Guaspari - Vista do Chá, Vista da Serra, Vale da Pedra, Vista do Bosque - produzidos em Espírito Santo do Pinhal (São Paulo), também foram premiados. 

O SyrahSpeciale Casa Verrone, também processado pela Epamig, foi eleito o melhor da categoria Tinto Nacional na Expovinis 2017, em São Paulo.

Histórico
O Campo Experimental de Caldas foi inaugurado em 1936 pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. A unidade experimental, que pertencia ao Ministério da Agricultura, foi um dos primeiros centros de pesquisa especializados em uva e vinho no país. 

Na década de 1930, a região abrigava milhares de hectares de videira e centenas de adegas, responsáveis em grande parte pelo abastecimento de vinhos da região Sudeste.

Quatro décadas mais tarde, a estação foi incorporada à Epamig, que desenvolve atividades de pesquisa no local. 

Com infraestrutura que conta com áreas experimentais de manejo e produção de mudas, modernos laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho, além da única adega enológica experimental da região Sudeste do Brasil, o Centro Experimental de Caldas é um dos principais responsáveis por fazer Minas Gerais deixar uma condição inexpressiva na produção de vinhos finos para um cenário onde já se cultivam mais de 120 mil pés de videira  e que continua em plena expansão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...