Pular para o conteúdo principal

IDEALIZADO POR ESTUDANTE DA UFLA, PRIMA CAFÉ VENCE STARTUP WEEKEND LAVRAS

Durante os três dias de evento 12 ideias foram selecionadas para competição final

Tirar do papel uma ideia e transformá-la em realidade, foi a missão de cerca de 100 jovens e profissionais, que durante 54 horas puderam vivenciar intensamente como nasce uma startup. 

Um clima de competição, compartilhamento e descontração tomou conta dos participantes e mentores. Ao final, uma banca de especialistas avaliou os 12 projetos.

Durante o primeiro dia do Startup Weekend Lavras, realizado entre os dias 2 e 4 de junho na Agência de Inovação do Café (InovaCafé), uma fila foi formada e os participantes tiveram 60 segundos para “vender sua ideia”.

Um dos projetos idealizados e ganhador do Startup Weekend, foi uma startup voltada para o agronegócio. A ideia surgiu de um trabalho realizado pelo estudante de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Pedro Rodolfo Bianchim de Oliveira. 

O estudante explica que ao desenvolver um trabalho juntamente com um doutorando da UFLA em uma plantação de café, usando uma colheitadeira, percebeu que a máquina não colhia de maneira eficiente os grãos, quebrando diversos galhos, o qual prejudicava a safra seguinte. 

Dessa forma, teve-se a ideia inicial de se criar um sensor que controlasse a vibração das colheitadeiras, de modo a não quebrar os galhos. Entretanto, ao tentar validar a ideia com diversos cafeicultores, percebeu-se que este problema não existia.

Por outro lado, no momento de validação foi encontrado outro problema, relacionado à colheita, no que se refere à colheita seletiva de grãos que a máquina não realiza. 

Assim surgiu a ideia de criar um sensor com análise de imagens acoplado à esteira da colheitadeira que permitisse fazer uma análise de precisão da quantidade de grãos maduros, verdes, resíduos, bem como a produtividade por área, gerando informações as quais são enviadas para o computador ou smartphone do produtor/gestor, possibilitando ações corretivas precisas em tempo real.

A equipe multidisciplinar formada pelo idealizador e os alunos da UFLA Rafael Vilela (Administração), Erivelton Neves (Engenharia de Materiais), a professora do Departamento de Administração e Economia (DAE), Maria Cristina Angélico e o engenheiro de telecomunicações do Inatel Takaite Takehara, desenvolveram o conceito que originou o Prima Café, voltado para agricultura de precisão, com o objetivo de aumentar a produtividade e qualidade do café, através do dispositivo vCoffee, formado por um software e hardware.

A comercialização de produtos agrícolas é uma das fortes características observadas na economia brasileira, que é responsável por grande parte da produção latino-americana e mundial. 

Dentre os itens mais valorizados na economia nacional destacam-se o café, no qual o Brasil é considerado o maior produtor e exportador mundial segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). 

Os investimentos em melhoria da qualidade do café têm atraído cada vez mais para o Brasil um público que antes recorria sempre a outros países como a Colômbia, conhecida por sua qualidade.

O pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFLA, João José Granate de Sá e Melo Marques, um dos apoiadores do Startup Weekend explica que, eventos como esse fomentam a cultura empreendedora dentro da Universidade, promovendo ideias que podem ajudar a sociedade por meio de soluções inovadoras.

O evento contou com a participação do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, o diretor na InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior e demais profissionais empreendedores.

Startup Weekend
É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países.  

O evento já contou com a participação de mais de 400 mil pessoas ao redor do mundo. O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis.

Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. 

São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. 

O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...