Pular para o conteúdo principal

JUCA FERREIRA TOMA POSSE DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE BELO HORIZONTE


“Tudo que formos fazer, iremos fazer conjuntamente. Agora é trabalho!” Foi com essas palavras que Juca Ferreira, novo presidente da Fundação Municipal de Cultura, deu início aos seus trabalhos à frente da gestão da cultura em Belo Horizonte. 


A posse ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 21, no Salão Nobre da Prefeitura e contou com ampla presença de artistas, gestores culturais e integrantes do poder público, entre eles o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS); o secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo (PMDB); e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). 

Em seu discurso de posse, Juca Ferreira deixou claro que o trabalho em conjunto terá importância fundamental.  

“Eu prezo muito a participação, antes de tudo, de todo o corpo institucional, pois meu conceito de gestão é de trabalho compartilhado. Não há possibilidade de promover outro tipo de trabalho na Cultura. Todos estão convocados para participar desse processo de estruturação da Secretaria, da divisão de trabalho e principalmente do debate que faremos com a sociedade organizada na área cultural para discutir as políticas públicas da capital.”

Juca, que nasceu no estado da Bahia e foi ministro da Cultura e secretário executivo do Ministério na gestão do músico Gilberto Gil, é sociólogo e defende o uso de intervenções na área cultural como ferramenta eficaz na promoção da igualdade e desenvolvimento humano. 

“Tenho plena consciência de que a Cultura desempenha um papel decisivo no desenvolvimento social, econômico e político. Muitos não percebem, mas os direitos culturais fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Está lá que os direitos culturais são direitos muito importantes. Eu pretendo trazer esta discussão para cá, pois o Brasil precisa avançar com a incorporação da cultura no centro de desenvolvimento do país e somos nós que estamos nas cidades, nesta relação direta com a população, com os artistas, com os criadores e as manifestações culturais, que cumprimos o papel mais importante nesse trabalho.”

Professor da Cultura
Em seu discurso, o prefeito Alexandre Kalil também destacou o importante papel desempenhado pelo novo gestor da Cultura de Belo Horizonte no desenvolvimento social. 

“O senhor terá autonomia total. O senhor colocará em prática o que sabe fazer de melhor que é a inclusão social através da cultura. A cultura de Belo Horizonte é sua com o apoio da Prefeitura. Você vai por em prática o que ensinou para o Brasil inteiro. E vai colocar em prática em uma cidade que sabe e merece receber uma verdadeira Secretaria de Cultura”, destacou Kalil.

Recepção e carinho
Muitos artistas estiveram presentes à cerimônia de posse de Juca Ferreira. Entre eles o bailarino e coreógrafo Rui Moreira, que destacou a vinda de Juca como um momento de união entre o Brasil e Belo Horizonte. 

“Foi ótimo vir pra cá alguém que não corta pela raiz o que vem sendo feito. Alguém que quer somar para continuarmos levando Belo Horizonte para o lugar que a gente quer. A vinda dele dá significado ao tamanho de BH, ao tamanho de um lugar que é grande não só pelas realizações, mas também pelo que tem que ser feito. Temos que estar atentos a todos esses momentos para transformar nossa cidade num lugar que a gente sabe que tem condições de ser.”

O ator e músico Maurício Tizumba também exaltou a vinda de Juca Ferreira para Belo Horizonte. Segundo ele, a experiência do ex-ministro da Cultura será muito importante para a capital. 

“A vinda do Juca me alimenta a esperança de que tudo vai caminhar com mais força, mesmo eu acreditando nas coisas feitas de dentro pra fora. Como ele é um camarada muito experiente, eu acredito que vai somar muito ao trabalho desenvolvido na área cultural de BH”, destacou Tizumba que recebeu o apoio de outro músico: Flávio Renegado. 

“Eu estou muito feliz por achar que avançamos com uma nova voz que vem somar no desenvolvimento da cultura que é feita localmente. Principalmente na cultura ligada às pessoas invisíveis na sociedade. Acho importantíssimo isso e o Juca é um ótimo nome. Estou felizaço.”

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...