Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL INAUGURA NOVA SEDE DA RÁDIO INCONFIDÊNCIA

Emissora de 80 anos passa a integrar o Centro Cultural Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, em Belo Horizonte

O governador Fernando Pimentel (PT) participou nesta segunda-feira, 12, da inauguração das novas instalações da Rádio Inconfidência, que passa a fazer parte do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, em Belo Horizonte, construído em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). 

Pimentel participou do programa Casa Aberta, apresentado ao vivo pelo diretor artístico da emissora, Elias Santos.

Durante o programa, Fernando Pimentel destacou o esforço do governo em renovar e valorizar permanentemente a rádio, impulsionando, assim, a cultura no estado. 

“A cultura é fundamental na formação da nossa identidade enquanto nação, povo. O Brasil é um país que tem raízes culturais e tradições muito fortes e amplas. Em Minas Gerais, que é uma síntese do Brasil, o governo tem feito um esforço grande de interiorização do apoio cultural. A Rádio Inconfidência tem um papel fundamental neste processo. Acho que estamos no caminho certo. Por isso, estou feliz em estar aqui hoje e poder compartilhar esse momento de alegria para o Estado inteiro”, afirmou.


Antes de participar ao vivo do Casa Aberta, o governador descerrou a placa que marcou a transmissão inaugural da rádio, a partir da nova sede,  e conheceu as novas instalações da emissora.

Pimentel foi convidado a participar de três quadros do programa. No bloco “Ao Mestre com Carinho”, lembrou de um professor querido, Francisco Iglésias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Já no quadro “Sequência do Ouvinte”, pediu as músicas “Timoneiro”, de Paulinho da Viola, e “Doce de Coco”, de Jacob do Bandolim. Ao indicar um livro, sugeriu o romance “Machado”, de Silviano Santiago. 


Ainda na nova sede da Rádio Inconfidência, o governador recebeu uma carta com sugestões e demandas na área de política pública de comunicação assinada pelos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e dos Trabalhadores do Serviço Público de Minas Gerais, pela Associação dos Servidores Profissionais da Rede Minas e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. 

Política cultural
O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo (PMDB), falou sobre a descentralização das ações e dos investimentos em todo o estado. 

“A cultura é diversificada e muito rica em cada região. Nós chegamos a esses territórios com programas especiais, que são resultados de editais. Adotamos a prática de editais para que os recursos do Fundo Estadual de Cultura possam chegar ao interior. Havia, antes, uma concentração muito grande desses recursos, quase em 80%, em Belo Horizonte. Agora, com essa caracterização da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, 45% serão destinados ao interior, permitindo que todas as regiões consigam apoio”, explicou. 

Para o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Flávio Henrique, a inauguração do novo prédio é um “marco na comunicação pública de Minas Gerais”. “Isso prova que o governo Pimentel está investindo de fato na infraestrutura e na possibilidade de um crescimento da rádio e da TV pública. Estamos com o que existe de melhor em sistema digital. É um divisor de águas porque vamos ter boas condições de trabalho e condições técnicas”, disse.

O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, defendeu os investimentos da empresa na realização de obras no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco.  

“A obra tem um significado especial na história da Rádio Inconfidência e da TV Minas. Nós também estamos contribuindo para esta história, ao alcançar maior número de ouvintes”, completou.

Gigante do ar
A Rádio Inconfidência é uma empresa pública estadual que oferece música de qualidade, além de literatura, jornalismo, esporte, cinema, cultura e cidadania aos seus ouvintes. Opera na FM 100,9, também conhecida como Brasileiríssima, e na AM 880, “O Gigante do Ar”. Também na internet oferece a sua programação completa.

Em 2016, quando completou 80 anos de história, a Rádio Inconfidência ganhou dois presentes: uma nova programação para a FM, mais diversificada, com 21 novos programas que envolvem personagens da vida cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais. 

Entrevistas, programas especiais para os diversos públicos e um serviço de informação de excelência. Essa nova fase reafirma a vocação artística e cultural da rádio, com a característica de ser uma emissora dedicada à música brasileira.

Além disso, a emissora começou a se preparar para o processo de integração com a Fundação TV Minas, que dará origem à Empresa Mineira de Comunicação, criada por meio da Lei nº 22.294, de 20 de setembro de 2016.

Também participaram do evento o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), o subsecretário de Comunicação, Marcus Gimenez, a presidente da Rede Minas, Jordana Almeida, a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Michele Arroyo, o deputado estadual Durval Ângelo e lideranças da cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...