Pular para o conteúdo principal

UFLA SEDIARÁ CORRIDA PELA PAZ EM APOIO À REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Vista parcial de Brazzaville, capital do Congo

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará no próximo dia 11, uma corrida pela paz em prol da República Democrática do Congo (RDC) – a New Chance Peace Race Brasil. 

Organizada pela New Chance Foundation, trata-se de uma ação de conscientização de busca pela paz em um evento que ocorrerá simultaneamente na RDC, na Noruega e no Brasil.

Toda a comunidade está convidada a participar do evento. Para inscrições e informações completas estão disponíveis os números (35) 99947-0737, (35) 999979-3037 e (35) 99158-8010. 

Até 10% dos participantes poderão ter isenção da taxa de inscrição caso sejam estudantes da UFLA em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

O percurso previsto da prova será de 4 km de caminhada e 8 km de corrida. Terá início às 8h, tendo como ponto de partida o Centro de Convivência da Universidade. Confira o mapa do percurso.

A corrida tem como principais objetivos despertar a atenção para a situação que perdura no país e promover a arrecadação de fundos para a finalização das obras de construção da sede própria da Fundação, permitindo assim ampliar as ações e atender ainda mais crianças que vivem em situação de risco.

A Fundação New Chance é uma organização humanitária não-governamental com base na Noruega que acolhe crianças vítimas da guerra e dos conflitos armados no leste da RDC.

Toda a organização e logística para a execução da corrida será realizada pela Associação dos Esportistas de Lavras e Região (Asdela) e pelo Circuito Unificado de Corrida de Rua de Lavras, visando a obtenção de fundos que serão remetidos integralmente para a Fundação.

Na UFLA, a atividade é organizada com a colaboração da Coordenadoria de Esportes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e do projeto de atletismo Cria Lavras. A iniciativa marca a retomada da realização de corridas no campus da universidade. 

De acordo com a pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, ainda em 2017 está prevista a corrida Gammon-UFLA (durante as comemorações de aniversário da universidade), e outra corrida temática para novembro. “Em 2018, os planos são de retomada do Circuito de Corridas na UFLA”, diz.

Clique aqui e saiba mais informações sobre a New Chance Peace Race Brasil.

Relação com o Brasil/UFLA
Em 2011, foi instituído o programa “Vozes da África”, cooperação técnica entre a UFLA, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE)  e as Universidades de Kinshasa (UniKin) e Université Libre des Pays des Grands Lacs (ULPGL) .

Sob a coordenação do professor Gilmar Tavares, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), o programa “Vozes da África” foi implementado sob o tripé da agroecologia, agricultura familiar e extensão universitária inovadora. 

Ao longo de dois anos, o projeto permitiu a capacitação de 60 professores das duas instituições congolesas, tendo como consequência imediata o apoio à agricultura familiar daquele país, gerando empregos e renda, o incentivo ao cooperativismo, a segurança alimentar, além de diversos programas de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...