Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS ESTUDA VENDA DO TERRENO DO MATADOURO MUNICIPAL

 
Desativado há vários anos, o antigo matadouro municipal de Três Pontas, no Sul de Minas, poderá ser vendido. Localizado na Rua Barão da Boa Esperança, com fundos para Avenida Zé Lagoa, o local tem uma área de 10.923 metros quadrados e está avaliado em R$1.634.924,50.
 
O objetivo segundo a administração municipal é investir o dinheiro da venda na industrialização da região dos quatis.

A audiência sobre o assunto aconteceu no Plenário da Câmara e reuniu autoridades e pessoas interessadas em informações sobre a venda. O vice-presidente da Câmara, vereador Benício Baldansi abriu o encontro, acompanhado dos vereadores Geraldo José Prado, o Coelho do Bar, Maycon Machado e Flávio Floriano.
 
O primeiro a explanar sobre a ideia foi o prefeito Luiz Roberto, salientando ser fundamental o investimento em industrialização e consequentemente a geração de empregos em Três Pontas, um dos compromissos de sua campanha a gestor do município.
 
O distrito industrial já existe nos quatis, segundo o prefeito, porém a infraestrutura para receber empresas locais e de fora necessita de investimentos e a venda do matadouro seria a principal fonte para este fim.
 
Ainda de acordo com o prefeito, a Secretaria de Industria e Comércio já tem mais de 28 solicitações de empresas que desejam se instalar no DI, sendo muitas daqui.

Já para o vice-prefeito Marcelo Chaves Garcia, é necessário fazer daquela área improdutiva (matadouro), um local de infraestrutura e pediu ajuda com sugestões e adiantou que o orçamento municipal não possui recursos para investimentos como este.
 
Segundo Marcelo, o apoio da Câmara será crucial, uma vez que se esboça um projeto que passará pelo Legislativo para aprovação. A venda se dará com concorrência de maior lance.

A explicação técnica ficou por conta da secretária de Administração e Recursos Humanos, Melissa Garcia.
 
Ela deixou claro que tudo será estudado com tranquilidade e dentro da Lei e que o objetivo é criar a partir de agora, um Programa Municipal de Incentivo à Industrialização, formado por vereadores, representantes do Executivo, Associação Comercial e ainda membros do Judiciário. Todos farão parte de um conselho deliberativo que irá opinar sobre o assunto.

Além da necessidade de investir no DI, a venda do antigo matadouro atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em março de 2015, estabelecido pelo Ministério Público e Prefeitura.
 
Segundo Melissa, o prazo já venceu e o MP poderá até prorrogar para que a situação seja resolvida.
 
Após as explicações, foi aberto a perguntas e muitos questionaram sobre os trâmites do projeto. Empresários do setor imobiliário e de loteamentos, participaram da audiência, já que a área do antigo matadouro fica no Bairro Catumbi, bem próximo ao centro da cidade.
 
Os vereadores Coelho do Bar e Maycon Machado, pediram que todo o processo seja feito dentro da legalidade e da transparência e que a Câmara apoiará tudo que for para o desenvolvimento do município, principalmente se for para geração de empregos, contudo ressaltaram que a legalidade deve ser cumprida em todos os aspectos.

Este foi o primeiro passo da intenção da administração em vender o local. Agora, tomarão as providências para dar andamento no projeto, depois de ouvir a população nesta audiência.
 
com assessoria da Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...