Pular para o conteúdo principal

MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS ESTUDA VENDA DO TERRENO DO MATADOURO MUNICIPAL

 
Desativado há vários anos, o antigo matadouro municipal de Três Pontas, no Sul de Minas, poderá ser vendido. Localizado na Rua Barão da Boa Esperança, com fundos para Avenida Zé Lagoa, o local tem uma área de 10.923 metros quadrados e está avaliado em R$1.634.924,50.
 
O objetivo segundo a administração municipal é investir o dinheiro da venda na industrialização da região dos quatis.

A audiência sobre o assunto aconteceu no Plenário da Câmara e reuniu autoridades e pessoas interessadas em informações sobre a venda. O vice-presidente da Câmara, vereador Benício Baldansi abriu o encontro, acompanhado dos vereadores Geraldo José Prado, o Coelho do Bar, Maycon Machado e Flávio Floriano.
 
O primeiro a explanar sobre a ideia foi o prefeito Luiz Roberto, salientando ser fundamental o investimento em industrialização e consequentemente a geração de empregos em Três Pontas, um dos compromissos de sua campanha a gestor do município.
 
O distrito industrial já existe nos quatis, segundo o prefeito, porém a infraestrutura para receber empresas locais e de fora necessita de investimentos e a venda do matadouro seria a principal fonte para este fim.
 
Ainda de acordo com o prefeito, a Secretaria de Industria e Comércio já tem mais de 28 solicitações de empresas que desejam se instalar no DI, sendo muitas daqui.

Já para o vice-prefeito Marcelo Chaves Garcia, é necessário fazer daquela área improdutiva (matadouro), um local de infraestrutura e pediu ajuda com sugestões e adiantou que o orçamento municipal não possui recursos para investimentos como este.
 
Segundo Marcelo, o apoio da Câmara será crucial, uma vez que se esboça um projeto que passará pelo Legislativo para aprovação. A venda se dará com concorrência de maior lance.

A explicação técnica ficou por conta da secretária de Administração e Recursos Humanos, Melissa Garcia.
 
Ela deixou claro que tudo será estudado com tranquilidade e dentro da Lei e que o objetivo é criar a partir de agora, um Programa Municipal de Incentivo à Industrialização, formado por vereadores, representantes do Executivo, Associação Comercial e ainda membros do Judiciário. Todos farão parte de um conselho deliberativo que irá opinar sobre o assunto.

Além da necessidade de investir no DI, a venda do antigo matadouro atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em março de 2015, estabelecido pelo Ministério Público e Prefeitura.
 
Segundo Melissa, o prazo já venceu e o MP poderá até prorrogar para que a situação seja resolvida.
 
Após as explicações, foi aberto a perguntas e muitos questionaram sobre os trâmites do projeto. Empresários do setor imobiliário e de loteamentos, participaram da audiência, já que a área do antigo matadouro fica no Bairro Catumbi, bem próximo ao centro da cidade.
 
Os vereadores Coelho do Bar e Maycon Machado, pediram que todo o processo seja feito dentro da legalidade e da transparência e que a Câmara apoiará tudo que for para o desenvolvimento do município, principalmente se for para geração de empregos, contudo ressaltaram que a legalidade deve ser cumprida em todos os aspectos.

Este foi o primeiro passo da intenção da administração em vender o local. Agora, tomarão as providências para dar andamento no projeto, depois de ouvir a população nesta audiência.
 
com assessoria da Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...