Pular para o conteúdo principal

UFLA PROMOVE A SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO EM LAVRAS, INGAÍ, NEPOMUCENO E LUMINÁRIAS

 
O Departamento de Nutrição (DNU) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizará nesta semana um evento itinerante na Semana Mundial da Amamentação (SMAM 2017) com atividades em Lavras, Ingaí, Luminárias e Nepomuceno.
 
 O evento será em parceria com empresas privadas, o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Lavras e apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social das Prefeituras Municipais.

O 25º ano da SMAM 2017 tratará do tema: “Trabalhar juntos para o Bem Comum”, com a meta de envolver os defensores e ativistas, os tomadores de decisão e aqueles que comemoram a SMAM para criar novas e propositadas parcerias em qualquer nível que operam.
 
Destaca-se ainda que o “Agosto Dourado” foi instituído pela Lei de nº 13.435, de 12 de abril de 2017, como o mês do aleitamento materno e este ano a SMAM será comemorada em todo o mundo durante os dias 1 a 7 de agosto.

Serão realizadas atividades teóricas e práticas, com troca de experiências, dinâmicas de grupo, sínteses e planos de ação para os próximos eventos, exposição de vídeos temáticos educativos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, entre outras ações.
 
Além disso, mães, especialistas e membros da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) comentaram sobre como a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) impõe limites às propagandas, como a sociedade civil se organiza para monitorar essa lei, e de que maneira o governo brasileiro atua no cumprimento dessa fiscalização, dentre outros tópicos.

Para a coordenadora do evento, professora Melissa Guimarães Silveira (DNU/UFLA), a ocasião também proporcionará a oportunidade de um trabalho conjunto, para identificar o que funciona, e superar os desafios.
 
“Só podemos alcançar isso através de parcerias sustentáveis no Município de Lavras, entre as empresas privadas e secretarias públicas municipais, bem como entre os órgãos públicos e privados de nossos Municípios parceiros, em um evento que mobilizará toda a população que direta ou indiretamente está ligada à amamentação, em nível regional. Vamos nos unir para fazer campanhas cada vez mais sólidas e mais abrangentes”, comenta.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como objetivo levar conhecimento sobre a amamentação e sua prática ao público feminino e em especial às gestantes e nutrizes, visando orientar sobre a importância da amamentação e as leis que protegem o ato de amamentar, intervindo de forma positiva nas possíveis falhas.
 
Além disso, qualificar o processo de trabalho dos profissionais de saúde com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno.
 
“A SMAM é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País”, complementa Melissa.

SMAM
Foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.

Em setembro de 2015, na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, foram adotados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujas metas deverão orientar as políticas nacionais de cada país nos próximos quinze anos.

A Semana Mundial da Amamentação 2016 (SMAM 2016) teve como objetivo mostrar e compartilhar a ligação entre a amamentação e cada um dos ODS.
 
 Neste ano o slogan da SMAN foi “Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável”. EM 2017 O tema central será o ODS 17 – Fortalecer a implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Programação
Ingaí:
1/8, 13h às 18h.
Nepomuceno: 3/8, 13h às 18h.
Lavras: 4/8, 14h às 17h (Sesc).
Luminárias: 4/8, 13h às 18h.

Observação: As inscrições foram realizadas nas Secretarias de Saúde de Lavras, Ingaí, Luminárias e Nepomuceno. No momento, a organização informa que as oficinas já completaram o número máximo de participantes.
 
com Camila Caetano - da assessoria UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...