Pular para o conteúdo principal

REFLEXÃO POLÍTICA MARCA SOLENIDADE DO ANIVERSÁRIO DE TRÊS CORAÇÕES NA CÂMARA

 
Com atributos festivos dignos do aniversário de 133 anos de Três Corações, a data foi comemorada com a tradicional Sessão Solene da Câmara Municipal, na noite do último sábado, 23.
 
Logo na entrada no prédio, a Banda Tricordiana, coordenada pelo cineasta Braz Chediak, recebia o público ao som de música de qualidade.

O Plenário lotado acompanhou, também, discursos marcados por reflexões políticas de alta voltagem.

Homenageados
Neste ano 46 homenageados receberam os títulos e condecorações concedidos pela Câmara.

A Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco”, honraria máxima da Câmara, é concedida a pessoas que se destacaram, com atuação exemplar, na gestão pública, no Judiciário, no desenvolvimento econômico e na valorização do ser humano.

Já aqueles que escolheram Três Corações para viver e prestaram relevantes serviços ao município recebem título de “Cidadania Tricordiana”.

Por fim, personalidades e entidades que contribuíram destacadamente para o progresso da cidade são agraciadas com título de “Honra ao Mérito”. A relação completa de homenageados consta no final desta matéria.

Reflexão política
Após a entrega das homenagens, ocorreu aquele que seria o ponto alto da noite: o discurso forte e empolgante da oradora convidada, professora Ana Lúcia Gazzola.

Com respeitado currículo acadêmico e profissional, a tricordiana Ana Lúcia Gazzola foi secretária de Desenvolvimento Social e de Educação de Minas Gerais. Ela ocupou, ainda, o cargo de reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, presta consultoria na área de educação a governos e órgãos públicos no Brasil e no exterior.

Em sua reflexão, intitulada “Ética e Política”, a oradora estabeleceu um comparativo histórico do amadurecimento republicano entre diferentes países.
 
Ela explicou que, em países onde a sociedade lutou pela democratização dos poderes da República, como nos EUA, as instituições e o povo gozam de maior respeito e confiabilidade mútua. Já no caso no Brasil, em razão de avanços históricos baseados na concentração do poder pelas velhas oligarquias, as instituições são marcadas pela cultura da concessão de privilégios e pelo abuso de poder.

Com retórica inflamada que empolgou a plateia, Ana Lúcia Gazolla denunciou formas de privilégio e corrupção que perduram em diversas esferas do poder público no Brasil, como supersalários de membros do Judiciário e o enriquecimento inexplicável de políticos.

Por fim, a oradora elogiou a coragem de jovens magistrados e promotores que, com sensibilidade e ética, têm contribuído para que a lei seja aplicada, de fato, a todos os cidadãos brasileiros.

Legislativo dinâmico e independente
Antes de encerrar a Sessão Solene, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou o alinhamento do atual momento da Câmara com o discurso da professora Ana Lúcia Gazzola.

Para ilustrar que o Legislativo é, hoje, um poder independente e comprometido com o desenvolvimento institucional, o presidente comentou sobre a revisão integral, atualmente em curso, dos principais instrumentos de trabalho dos vereadores – a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa.

O presidente da Câmara lembrou, ainda, sobre importantes trabalhos de fiscalização exercidos pelo Legislativo, como a CPI da COPASA e os relatórios sobre o PSF tricordiano, transformados em Ação Civil Pública pelo Ministério Público.

Memória fotográfica de Três Corações
Após o encerramento da Sessão Solene, foi inaugurada, no saguão Câmara, a galeria “Memória Fotográfica de Três Corações”.

De iniciativa da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, o acervo, gentilmente cedido pelo escritor Valério Neder, apresenta 15 fotos históricas que retratam a evolução da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...