Pular para o conteúdo principal

REFLEXÃO POLÍTICA MARCA SOLENIDADE DO ANIVERSÁRIO DE TRÊS CORAÇÕES NA CÂMARA

 
Com atributos festivos dignos do aniversário de 133 anos de Três Corações, a data foi comemorada com a tradicional Sessão Solene da Câmara Municipal, na noite do último sábado, 23.
 
Logo na entrada no prédio, a Banda Tricordiana, coordenada pelo cineasta Braz Chediak, recebia o público ao som de música de qualidade.

O Plenário lotado acompanhou, também, discursos marcados por reflexões políticas de alta voltagem.

Homenageados
Neste ano 46 homenageados receberam os títulos e condecorações concedidos pela Câmara.

A Medalha do Mérito Legislativo “Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco”, honraria máxima da Câmara, é concedida a pessoas que se destacaram, com atuação exemplar, na gestão pública, no Judiciário, no desenvolvimento econômico e na valorização do ser humano.

Já aqueles que escolheram Três Corações para viver e prestaram relevantes serviços ao município recebem título de “Cidadania Tricordiana”.

Por fim, personalidades e entidades que contribuíram destacadamente para o progresso da cidade são agraciadas com título de “Honra ao Mérito”. A relação completa de homenageados consta no final desta matéria.

Reflexão política
Após a entrega das homenagens, ocorreu aquele que seria o ponto alto da noite: o discurso forte e empolgante da oradora convidada, professora Ana Lúcia Gazzola.

Com respeitado currículo acadêmico e profissional, a tricordiana Ana Lúcia Gazzola foi secretária de Desenvolvimento Social e de Educação de Minas Gerais. Ela ocupou, ainda, o cargo de reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, presta consultoria na área de educação a governos e órgãos públicos no Brasil e no exterior.

Em sua reflexão, intitulada “Ética e Política”, a oradora estabeleceu um comparativo histórico do amadurecimento republicano entre diferentes países.
 
Ela explicou que, em países onde a sociedade lutou pela democratização dos poderes da República, como nos EUA, as instituições e o povo gozam de maior respeito e confiabilidade mútua. Já no caso no Brasil, em razão de avanços históricos baseados na concentração do poder pelas velhas oligarquias, as instituições são marcadas pela cultura da concessão de privilégios e pelo abuso de poder.

Com retórica inflamada que empolgou a plateia, Ana Lúcia Gazolla denunciou formas de privilégio e corrupção que perduram em diversas esferas do poder público no Brasil, como supersalários de membros do Judiciário e o enriquecimento inexplicável de políticos.

Por fim, a oradora elogiou a coragem de jovens magistrados e promotores que, com sensibilidade e ética, têm contribuído para que a lei seja aplicada, de fato, a todos os cidadãos brasileiros.

Legislativo dinâmico e independente
Antes de encerrar a Sessão Solene, o presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, destacou o alinhamento do atual momento da Câmara com o discurso da professora Ana Lúcia Gazzola.

Para ilustrar que o Legislativo é, hoje, um poder independente e comprometido com o desenvolvimento institucional, o presidente comentou sobre a revisão integral, atualmente em curso, dos principais instrumentos de trabalho dos vereadores – a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Casa.

O presidente da Câmara lembrou, ainda, sobre importantes trabalhos de fiscalização exercidos pelo Legislativo, como a CPI da COPASA e os relatórios sobre o PSF tricordiano, transformados em Ação Civil Pública pelo Ministério Público.

Memória fotográfica de Três Corações
Após o encerramento da Sessão Solene, foi inaugurada, no saguão Câmara, a galeria “Memória Fotográfica de Três Corações”.

De iniciativa da Escola do Legislativo “Historiador Benefredo de Sousa”, o acervo, gentilmente cedido pelo escritor Valério Neder, apresenta 15 fotos históricas que retratam a evolução da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...