Pular para o conteúdo principal

EMPODERAMENTO DE MULHERES RURAIS É TEMA DE PROJETO PREMIADO EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Participar integralmente de todos os setores da economia e em todos os níveis da atividade econômica. 

A definição da Organização das Nações Unidas (ONU) para a expressão “empoderamento feminino” está sendo aplicada em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, por meio de um projeto desenvolvido pela Emater-MG em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifsuldeminas), Associação de Produtores Rurais e Agroindústria de Conceição dos Ouros e Prefeitura Municipal. 

A ação foi premiada no Congresso Internacional de Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no início deste mês, em Brasília.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE", foi selecionado para participar do congresso depois de ter sido premiado no concurso "Boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar".

A coordenadora técnica de Bem Estar Social da Unidade Regional da Emater-MG em Guaxupé, no Sul de Minas, Aline Oliveira Guidis Kielblock, uma das responsáveis pela criação e execução do projeto, explica que dos 500 projetos inscritos, apenas 25 foram selecionados no concurso e apenas cinco, incluindo o de Conceição dos Ouros, foram apresentados oralmente. 

“Este é um trabalho realizado com boas parcerias em prol de um bem comum que é o acesso a mercados e a melhoria da qualidade de vida das mulheres rurais. É muito gratificante ter um trabalho premiado pelo FNDE, isso aumenta nossa responsabilidade, mas o mais importante é saber que a Emater pode articular boas ações para empoderar as mulheres e mudar a vida das famílias rurais”, avalia. 

O projeto também foi idealizado pela servidora do Ifsuldeminas Aloísia Hirata que destacou a importância do reconhecimento do trabalho e da parceria com a Emater-MG para o desenvolvimento de projetos de extensão que podem melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Resgate
O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE está sendo desenvolvido no grupo “Quitandas de Ouro” formado por agricultoras familiares de Conceição dos Ouros.

O objetivo da ação é promover a organização das mulheres rurais para fabricação de quitandas de polvilho e mandioca, valorizando suas habilidades e competências, promovendo o resgate da cultura alimentar; a segurança alimentar; a integração das famílias rurais e o fortalecimento da economia local, além do acesso de mulheres da zona rural ao mercado por meio de políticas públicas. 

A ideia é que as escolas interessadas aumentem a compra de produtos diretamente da agricultura familiar utilizando os recursos repassados pelo FNDE possibilitando, com isso, a oferta de produtos com mais qualidade nutricional aos alunos.

Na primeira etapa do projeto, foi realizado, pela Emater-MG, um diagnóstico com informações sobre quais produtos as mulheres sabiam fazer e com quem haviam aprendido. 

A próxima fase foi organizá-las em um grupo de interesse e capacitá-las para produzir tanto as quitandas tradicionais quanto as enriquecidas com hortaliças como beterraba, cenoura, ora-pro-nobis e inhame. 

A empresa também vem promovendo todo o apoio na gestão e fortalecimento do grupo “Quitanda de Ouros”, trabalho que continua sendo executado com expectativa de diversificar a produção para a conquista de novos mercados.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE foi publicado no Caderno de Boas Práticas do FNDE e FAO. 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...