Pular para o conteúdo principal

PESQUISA EXPLORA CONTRATAÇÕES MILIONÁRIAS NO FUTEBOL CHINÊS

Professor e aluno apresentam trabalho durante a Semana C&T em Nepomuceno

O futebol chinês gastou, apenas em 2016, cerca de R$650 milhões para levar atletas brasileiros para os times do país. Esse foi o ano em que os jogadores Paulinho, Ramires e Hulk foram contratados, é o que revela Kimberly Morris, chefe de Integridade e Compliance do Fifa TM. 

Diante das cifras milionárias no cenário do desporto, o professor Lucas Guedes Vilas Boas e o estudante Rafael Ávila dos Santos do campus Nepomuceno do CEFET-MG, no Sul de Minas, decidiram analisar esse fenômeno sob a ótica da ciência.

De acordo com os pesquisadores, o atual cenário é resultado do crescimento da economia do país, especialmente após a deposição de Mao Tsé-Tung e a ascensão de Deng Xiaoping ao poder em 1978. 

Essa transição política abriu a economia chinesa ao capitalismo e permitiu a entrada de empresas multi e transnacionais na China, que também possuía diversos fatores favoráveis à entrada de empresas em seu território, como mão de obra abundante e barata, frágeis legislações trabalhista e ambiental, entre outras. 

Com isso, o futebol chinês também passou por rápido crescimento, graças a “robustos investimentos e patrocínios de empresas estatais e privadas nacionais e estrangerias neste esporte”, completam.

Ainda segundo os pesquisadores, baseados na teoria de Karl Marx sobre mercadoria, houve predomínio do valor de troca em relação ao valor de uso no futebol chinês, marcados por diversas relações mercantis de grandes empresas, diferente, por exemplo, da difusão espontânea do futebol entre países europeus há aproximadamente um século. 

“Este fenômeno é nítido na conjuntura chinesa, pois a ampla divulgação na mídia, aliada aos patrocínios milionários de empresas estatais e multinacionais, promoveu a disseminação e valorização do futebol chinês em âmbito internacional”, descrevem.

O trabalho dos professor Lucas e do aluno Rafael Ávila foi apresentado durante a Semana C&T no campus Nepomuceno com o título “A mercantilização do futebol no período contemporâneo: o caso do futebol chinês.”

da assessoria CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...