Pular para o conteúdo principal

LAVRAS: 12 HORAS CONTRA O FEMINICÍDIO

Apenas em 2017, até o mês de agosto, foram registrados 574 processos de violência doméstica no município

De acordo com o relatório final  da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre Violência contra a Mulher, divulgado em julho de 2013, "o feminicídio é a instância última de controle da mulher pelo homem: o controle da vida e da morte. Ele se expressa como afirmação irrestrita de posse, igualando a mulher a um objeto, quando cometido por parceiro ou ex-parceiro".

Ainda de acordo com o relatório, o feminicídio se configura "como subjugação da intimidade e da sexualidade da mulher, por meio da violência sexual associada ao assassinato; como destruição da identidade da mulher, pela mutilação ou desfiguração de seu corpo; como aviltamento da dignidade da mulher, submetendo-a a tortura ou a tratamento cruel ou degradante".

A legislação específica que tipifica o Feminicídio enquanto crime, e a Lei Maria da Penha, representam avanços, mas não são suficientes para a promoção da transformação necessária dentro dos lares brasileiros. Faz-se necessária a desconstrução de uma cultura de discriminação contra a mulher, somente possível através do diálogo, da educação e do enfrentamento diário de cada um de nós.

Além disso, de acordo com movimentos que lutam pela causa das mulheres, não é possível se debater a questão de gênero sem a realização de um recorte racial. Em verdade, as mulheres negras são ainda mais violentadas, com um aumento de 54% no registro de mortes, passando de 1.864 para 2.875 no período entre 2003 e 2013 – um aumento de 1011 mulheres.

A taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior do mundo. E esta realidade não está distante da cidade de Lavras, no Sul de Minas. Apenas em 2017, até o mês de agosto, foram registrados 574 processos de violência doméstica no município.

Diante desta realidade triste e assustadora, serão realizadas no próximo domingo, 3, na Praça Dr. Augusto Silva, no Centro de Lavras, o evento "12 Horas Contra o Feminicídio". A iniciativa traz uma extensão programação que irá ocupar a Praça central das 10h às 22h. 

Os organizadores destacam que "a legislação específica que tipifica o feminicídio enquanto crime, e a Lei Maria da Penha, representam avanços, mas não são suficientes para a promoção da transformação de que precisamos dentro dos lares brasileiros. Faz-se necessária a desconstrução de uma cultura de discriminação contra a mulher, somente possível através do diálogo, da educação e do enfrentamento diário de cada um de nós".

Confira a programação:

- 10h - Início das atividades, com tendas, rodas de conversa e exposições de artistas convidados: Ana Luiza, Alexandra Maia, Rafa Ela e Clara Miltre 
- 12h30 - Banda Costureiras
- 14h - Apresentação de dança com o grupo Videodance
- 15h - Rosa Nunes 
- 16h - Talita Zambalde
- 17h - Apresentação de Hip Hop
- 19h - Maracatu Baque Do Morro
- 20h - Banda Manada
- 22h - Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...