Pular para o conteúdo principal

CALOR X ATIVIDADE FÍSICA: CUIDADOS SÃO ESSENCIAIS

Com o forte calor do verão, é preciso que praticante de atividade física tome alguns cuidados essenciais para não comprometer a saúde. Especialista indica quais são esses cuidados

O calor do verão brasileiro, a cada ano, parece aumentar. Quando chove, as temperaturas até ficam agradáveis, mas quando o sol está firme, o calor incomoda. 

Pequenas atividades do dia a dia se tornam cansativas, mais ainda para quem pratica com regularidade exercícios físicos. E uma coisa é certa: com o calor extremo, é preciso ficar atento para que as atividades físicas não prejudiquem a saúde.

“Com o calor, o coração e os pulmões se esforçam mais e a temperatura do corpo aumenta. Por isso, se a pessoa não tomar cuidado, ela pode sentir fraqueza, queda de pressão, tontura, câimbra, náuseas e até desmaio”, comenta Gustavo Miranda, sócio proprietário da academia Point Fitness, em Varginha. 

Em casos extremos, a pessoa pode ter alguns distúrbios sérios, como a síncope pelo calor, a hipotensão postural pós-esforço, a exaustão pelo calor e o colapso pelo calor.

Para não comprometer a saúde física é preciso investir em prevenção. São itens simples e extremamente essenciais: hidratação antes e depois da atividade física, aclimatação, treinamento adequado orientado por profissional da área, uso de roupas adequadas e frequentar academia entre 6h e 10h ou depois das 17h. No caso da hidratação, deve-se ingerir água antes, durante e depois do exercício, assim como comer frutas.

“Muitas pessoas nos procuram para começar uma atividade em pleno verão, preocupadas com a praia e o carnaval. Mas uma pessoa que não pratica atividade física de forma regular, o cuidado deve ser ainda maior. Por isso, é essencial que ela procure um profissional capacitado, que poderá orientá-la de forma consciente. Com certeza, os exercícios serão mais moderados”, comenta Miranda.

por Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...