Pular para o conteúdo principal

COOPERCAM E SICOOB CREDCAM IRÃO OFERECER PROGRAMA DE SEGURANÇA RURAL A SEUS COOPERADOS

Iniciativa conta com parceria da Polícia Militar e da Earth Brasil, empresa de geoprocessamento que idealizou o Programa Rede de Fazendas Protegidas

Infelizmente, nos últimos anos, roubos e furtos em zonas rurais têm sido frequentes. A zona rural do Sul de Minas não foge dessa regra e medidas preventivas têm sido tomadas para coibir e diminuir esses crimes. 

A Coopercam, em parceria com o Sicoob Credcam, contratou um programa de mapeamento e roteamento georreferenciado Rede de Fazendas Protegidas, para, através do cadastramento das propriedades da zona rural de Campos Gerais, melhorar a segurança desses locais.

 A Polícia Militar será uma grande parceira do Programa. “Grupos de proprietários serão formados utilizando o aplicativo WhatsApp ou o aplicativo Earth Brasil, desenvolvido para o programa com a utilização de botão de pânico para pedido de socorro médico ou crime. O aplicativo está em fase de testes e será oferecido já no mês de fevereiro, para que os policiais possam monitorar e receber informações dos produtores cadastrados no sistema de segurança. Em qualquer ação diferente que vier a acontecer na zona rural, esse grupo será acionado”, explica José Afonso Gomes, diretor da Coopercam. 

Além do combate à criminalidade, o programa também irá garantir segurança patrimonial e física dos cooperados, em caso de acidentes, incêndios ou outras eventualidades.

Para o cooperado participar, ele terá que fazer um cadastramento na Coopercam ou no Sicoob Credcam. 

A principal informação para o cadastro, além dos nomes do cooperado e da propriedade, é o número do telefone móvel. Para cada produtor cadastrado no programa, será disponibilizado o número-código de sua propriedade. 

Esse número passará a ser o endereço da propriedade, pois nele está localizado as coordenadas geográficas da sede da propriedade e isso proporcionará o atendimento por parte da Polícia Militar, Samu, ambulância ou bombeiros, no menor tempo possível, devido à utilização de navegação em sistema de GPS para a localização.

O programa Rede de Fazendas Protegidas já foi implantado e testado em 82 municípios de Minas Gerais, com cerca de 250 mil propriedades já cadastradas. 

Nessas localidades, a redução da criminalidade foi de cerca de 60%, chegando a 100% em algumas cidades, de acordo com dados oficiais da Polícia Militar.

Segundo Plínio Pereira, diretor da Earth Brasil, a previsão é de que, até o final de 2018, 50% do estado de Minas Gerais esteja mapeado. 

“O objetivo do Programa é proporcionar mais segurança no campo, e assim colaborar para a permanência das famílias na zona rural. Dessa forma, além da segurança, visa também assegurar a produção de alimentos brasileira, pois 70% do que consumimos vêm de pequenas propriedades e, sem a devida segurança no campo, há uma tendência à migração das famílias para a cidade. Assim, o Rede de Fazendas Protegidas é muito mais do que um programa de segurança física e patrimonial. É um aliado também para a segurança alimentar do Brasil”, ressalta Pereira.

por Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...