Pular para o conteúdo principal

COOPERCAM E SICOOB CREDCAM IRÃO OFERECER PROGRAMA DE SEGURANÇA RURAL A SEUS COOPERADOS

Iniciativa conta com parceria da Polícia Militar e da Earth Brasil, empresa de geoprocessamento que idealizou o Programa Rede de Fazendas Protegidas

Infelizmente, nos últimos anos, roubos e furtos em zonas rurais têm sido frequentes. A zona rural do Sul de Minas não foge dessa regra e medidas preventivas têm sido tomadas para coibir e diminuir esses crimes. 

A Coopercam, em parceria com o Sicoob Credcam, contratou um programa de mapeamento e roteamento georreferenciado Rede de Fazendas Protegidas, para, através do cadastramento das propriedades da zona rural de Campos Gerais, melhorar a segurança desses locais.

 A Polícia Militar será uma grande parceira do Programa. “Grupos de proprietários serão formados utilizando o aplicativo WhatsApp ou o aplicativo Earth Brasil, desenvolvido para o programa com a utilização de botão de pânico para pedido de socorro médico ou crime. O aplicativo está em fase de testes e será oferecido já no mês de fevereiro, para que os policiais possam monitorar e receber informações dos produtores cadastrados no sistema de segurança. Em qualquer ação diferente que vier a acontecer na zona rural, esse grupo será acionado”, explica José Afonso Gomes, diretor da Coopercam. 

Além do combate à criminalidade, o programa também irá garantir segurança patrimonial e física dos cooperados, em caso de acidentes, incêndios ou outras eventualidades.

Para o cooperado participar, ele terá que fazer um cadastramento na Coopercam ou no Sicoob Credcam. 

A principal informação para o cadastro, além dos nomes do cooperado e da propriedade, é o número do telefone móvel. Para cada produtor cadastrado no programa, será disponibilizado o número-código de sua propriedade. 

Esse número passará a ser o endereço da propriedade, pois nele está localizado as coordenadas geográficas da sede da propriedade e isso proporcionará o atendimento por parte da Polícia Militar, Samu, ambulância ou bombeiros, no menor tempo possível, devido à utilização de navegação em sistema de GPS para a localização.

O programa Rede de Fazendas Protegidas já foi implantado e testado em 82 municípios de Minas Gerais, com cerca de 250 mil propriedades já cadastradas. 

Nessas localidades, a redução da criminalidade foi de cerca de 60%, chegando a 100% em algumas cidades, de acordo com dados oficiais da Polícia Militar.

Segundo Plínio Pereira, diretor da Earth Brasil, a previsão é de que, até o final de 2018, 50% do estado de Minas Gerais esteja mapeado. 

“O objetivo do Programa é proporcionar mais segurança no campo, e assim colaborar para a permanência das famílias na zona rural. Dessa forma, além da segurança, visa também assegurar a produção de alimentos brasileira, pois 70% do que consumimos vêm de pequenas propriedades e, sem a devida segurança no campo, há uma tendência à migração das famílias para a cidade. Assim, o Rede de Fazendas Protegidas é muito mais do que um programa de segurança física e patrimonial. É um aliado também para a segurança alimentar do Brasil”, ressalta Pereira.

por Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...