Pular para o conteúdo principal

EPTV FAZ REPORTAGEM SOBRE IMPLANTAÇÃO DA USINA ONE EM TRES CORAÇÕES


No último dia 10, foi ao ar uma reportagem sobre o projeto que tramita na Câmara Municipal de Vereadores da doação de um terreno as margens da MG-862 para a implantação da Usina One Natural Energy em Três Corações, no Sul de Minas.

A reportagem da EPTV abordou algumas questões sobre a indústria que será a 2ª do mundo e a maior planta de geração de energia economicamente sustentável da América Latina e que se utilizará de tecnologia do forno de plasma por meio da gaseificação de resíduos de pneus inservíveis e derivados de borracha como correias de motores, solados de sapatos em temperaturas altíssimas (5.500 graus centígrados) para geração de energia de 60 MW.

Três Corações foi escolhida para instalação da Unidade de Geração, pois tem localização estratégica, já que a cidade está posicionada com distância próxima aos grandes centros São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que facilita a logística da coleta de pneus.

A indústria irá gerar 300 empregos diretos na fase de construção e mais 40 empregos diretos na fase de implantação, além de trazer investimentos de usinas acessórias e outras empresas que prestarão serviços gerando assim muito mais empregos indiretos.

O investimento para a implantação da indústria em Três Corações é de US$ 200 milhões, ou seja, cerca de 700 milhões de reais. Esse número alto de investimento reafirma o interesse da empresa em gerar emprego, tecnologia, parcerias com empresas acessórias.

Além de todos esses benefícios, a usina também poderá ser uma alternativa para um problema que vem crescendo nas cidades: a destinação de pneus usados. Esse passivo ambiental irá contribuir para a eliminação de pneus em quintais que podem ser focos de mosquitos que causam doenças como a dengue, a chikungunya, a zica, entre outras.

Segundo o prefeito Cláudio Pereira (MDB) a Usina One também trará visibilidade mundial ao município, o que irá movimentar ainda mais a economia. "Nós colocamos Três Corações na rota de desenvolvimento de Minas Gerais, do país e vamos receber a visita de muitas pessoas do mundo todo para conhecer a tecnologia de plasma. Isso tudo vai viabilizar mais desenvolvimento com a vinda de novas indústrias, construção de novo anel viário e abertura de mais comércios”, explica.

O prefeito Cláudio destaca ainda a seriedade da empresa que vem para somar a cidade, inclusive o estudo ambiental está em análise na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). 

“A empresa não vai fazer um investimento desse porte para depois abandonar tudo, e caso não sejam cumpridos os requisitos o terreno volta para a prefeitura", ressalta.

O prazo para início da construção da usina, caso a doação da área seja aprovada na Câmara, é de seis meses. Depois, serão mais três anos para ela começar a funcionar.

A reportagem da EPTV ainda informou o contato com o diretor financeiro da empresa, Guilherme Brumer, que afirmou que a tecnologia de gaseificação de pneus é segura e já foi utilizada até pela Nasa para testar as cápsulas de retorno nas missões espaciais.

Em relação ao consumo de água, que será de 38 m³ (metros cúbicos), a Copasa declarou em nota, que o sistema de abastecimento de água de Três Corações tem capacidade para fornecer os metros cúbicos de água para suprir a demanda da usina, sem causar prejuízo no abastecimento à população.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...