Pular para o conteúdo principal

ESTREANTE EM 2017, BLOCO "QUE MARIO?" PROMETE AGITAR O CARNAVAL DESTE ANO EM BELO HORIZONTE

Construído de maneira espontânea e horizontal, o bloco foi planejado para compor um grupo de 100 amigos. A estreia, entretanto, contou com um público de mais de 6 mil pessoas

O bloco “QUE MARIO?”, o Mario escrito assim sem acento mesmo, nasceu da interseção duas paixões compartilhada por vários amigos carnavalescos: a festa de caráter popular mais famosa do Brasil e a nostalgia da cultura geek. 

Belo Horizonte é uma cidade linda que tem tradição muito forte em eventos culturais. Desde o reflorescimento do Carnaval de rua na cidade em 2009, a capital mineira tem conquistado cada vez mais projeção e se consolidou como destino turístico de foliões por todo o país. 

Isso se dá graças ao engajamento da população em resgatar suas tradições e identidades locais, BH se orgulha em apresentar uma festa diversa, inclusiva e autêntica.

Estreante em 2017, o bloco QUE MARIO? trouxe aos foliões uma experiência lúdica e festiva para um público que tem muita criatividade e ótimas referências culturais, mas que tradicionalmente não frequentava o carnaval de rua. 

"O bloco foi idealizado para celebrar nossas lembranças mais queridas da juventude. Toda a nossa temática, as propostas de fantasia e nosso repertório fazem referência à memória afetiva que permeia a cultura pop dos games, filmes, da literatura e histórias em quadrinhos. Nossa intenção é compartilhar do espírito festivo na cidade com música, festa, deboche e muita criatividade. Aqui a gente brinca com o universo fantástico que mexe com a nossa bagagem pessoal. Nós celebramos o saudosismo de uma época que todos guardam e compartilham memórias com muito carinho", destaca o produtor da agremiação carnavalesca, Darlan Carling Von Dollinger.

Ainda de acordo com o produtor, apesar do nome fazer alusão direta ao encanador italiano mais famoso do mundo, o bloco não se limita ao universo dos jogos e constantemente desafia o público a reinventar suas fantasias, trocar experiências entre si e expandir seus horizontes culturais. 

"Nós abraçamos a diversidade e somos representados por todos os públicos. A gente não tolera qualquer forma de discriminação motivada por idade, gênero, etnia, orientação sexual, religião ou condição econômica", ressalta Darlan Carling. 

A concentração de estreia em 2017 aconteceu no sábado de Carnaval (25 de fevereiro), às 13h, na Praça da Liberdade, na Savassi. 

Com o cortejo iniciado às 15h seguindo para o coreto do Parque Municipal, onde a festa se encerrou às 17h. Construído de maneira espontânea e horizontal, o bloco foi planejado para compor um grupo de 100 amigos. A estreia, entretanto, contou com um público de mais de 6 mil pessoas. 

O público excedeu em muito a expectativa da dos organizadores, o que trouxe consequências indesejadas como um número insuficiente de músicos compondo a banda. Ainda assim, apesar dos imprevistos, o primeiro desfile foi sucesso de avaliação do público e de imprensa, com potencial de desfile ainda maior e melhor elaborado em 2018. 

Mantendo as tradições em 2018, o desfile da agremiação carnavalesca ocorrerá no sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, durante o dia. Com a concentração e dispersão na Praça da Liberdade, percorrendo ruas no centro. 

Com expectativa de público ainda maior para 2018, as articulações para a realização do bloco já começaram. Já dizia o tio de um amigo: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, afirma o produtor do Que MARIO?, Darlan Carling Von Dollinger.

Os ensaios de músicos de percussão e sopro já estão programados para começar, o cadastro já foi finalizado com a Belotur e concluímos as negociações com os órgãos e entidades responsáveis pela infraestrutura necessária para a manifestação cultural. 

Colocamos o chapéu e penteamos o bigode, prontos para salvarmos o dia novamente! O nosso bloco pertence a todos e é movido pela paixão que os nerds têm em comum, nós compartilhamos as alegrias e responsabilidades da festa de maneira colaborativa", enfatiza Darlan Carling. 

Os membros carnavalescos são corresponsáveis pela confecção de materiais, ensaios da banda, divulgação das mídias e organização das atividades. O bloco não tem fins lucrativos e todos os membros trabalham como voluntários. 

Darlan Carling destaca que as pessoas interessadas em conhecer as iniciativas podem acompanhar o grupo aberto de participação no Facebook, além de acompanhar a produção de conteúdo da comunidade em nossos perfis no YoutubeTwitter, Instagram e  Facebook

As empresas podem prestar apoio à atividade, ajudando no custeio de regentes, material de decoração e equipamentos musicais. O bloco, em contrapartida, se compromete em desenvolver ações orgânicas e não invasivas para o público, promovendo posicionamento, identificação, interação e resultados. 

Em 2018 o bloco conta com o apoio da cerveja Amstel, a cerveja oficial do bloco.

Serviço
Ensaios abertos
Todas as terças-feiras às 20:00
Entrada gratuita

16/01 – Praça da Liberdade
23/01 – Granfinos
30/01 – Granfinos
06/02 – Granfinos

Desfile
Data: Sábado - 10/02
Local: Praça da Liberdade
Horário: concentração às 13h - dispersão às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...