Pular para o conteúdo principal

FOLIA DE REIS: FÉ TRANSMITIDA POR MÚSICA, ARTE E CULTURA


Chapéu na cabeça, viola nas mãos e muita fé no coração. Guiados pela bandeira ou estandarte, a festa da Epifania do Senhor, ou festa de Reis, é marcada pela presença ativa – e fervorosa – de grupos folieiros. Uma tradição que atravessa gerações em toda a região do Campo das Vertentes.

Existem registros da presença remota das folias no Brasil desde o início da colonização, no século XVI. Sua origem europeia é de meados dos séculos XIV e XV. Em São João del-Rei é provável que as folias tenham sido introduzidas no século XIX, resistindo até hoje.


De longe se ouve os ecos de uma centenária tradição, as Folias de Reis. “De rua em rua, de porta em porta”, como diz um canto folclórico, levam às residências dos devotos a mensagem de paz e esperança nitidamente contida no nascimento de Jesus. O costume vem de uma antiga prática europeia de cantar nas casas versos que descrevem a natividade, a visita dos magos e pastores. “É uma manifestação de fé. Uma evangelização através da arte e da música. Uma bela ação folclórica que enriquecem a cultura popular de nossa região, que serviu de base, e exemplo, para muitas folias de Minas Gerais”, explica o folclorista e folieiro, Ulisses Passarelli.

A finalidade das Folias de Reis é propagar a devoção religiosa aos Reis Magos e ao Menino Jesus por meio de cantoria, música e até mesmo dança. 


Na região são contabilizados nove grupos de folia, sendo três na zona rural e seis urbanas. E se engana quem pensa que esse trabalho é só para homens. Dona Lilia e seu grupo de mulheres vêm desmistificar isso. Aos 70 anos a aposentada sai com sua sanfona e mostra seu amor pela folia que faz parte. 

“É movido pelo amor. Quando começamos ninguém sabia cantar e muito menos tocar instrumento, mas nossa fé era muito maior que isso e não nos limitou. Logo buscamos aprender e mostrar, também, a fé da mulher nesse trabalho”, explica Maria Inês dos Santos (Lilia), idealizadora da Folia Vila Jardim São José.

As apresentações e visitas, feitas de casa em casa, continuam até o próximo sábado, 06. Após a data os grupos passar a pertencer as Folias de São Sebastião quando, nos próprios versos, deixam de falar do recém-nascido para falar do martírio do santo. Em Pentecostes é a terceira vez do ano que os grupos saem pelas ruas da cidade.

por Lucas Silveira - da assessoria da Diocese de São João Del Rei
com fotografias de Folclore Vertentes (Ulisses Passarelli)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...