Pular para o conteúdo principal

FORMAÇÃO TRANSVERSAL VAI PREPARAR ESTUDANTE PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA ACESSIBILIDADE

Conjunto de disciplinas poderá ser cursado por qualquer aluno de graduação
Placa indica estacionamento para pessoas com deficiência: formação com foco na inclusão

Com o tema Acessibilidade e inclusão, um novo percurso de formação transversal será oferecido aos alunos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir deste semestre. 

Elaborada por grupo de professores que atuam em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o curso propõe estimular a compreensão, a problematização, a reflexão e o trabalho com pessoas com deficiência e está estruturado em dois eixos: educação especial e inclusiva e formação de estudantes interessados no tema. 

Assim como os sete outros percursos já ofertados pela universidade, essa formação terá 360 horas/aula e dará direito a um certificado próprio, que será emitido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). 

As formações transversais constituem-se em um conjunto de disciplinas tematicamente articuladas que resultam em competência específica e podem ser cursadas também de forma avulsa, para a integralização de créditos de formação livre. 

Para se matricular nas disciplinas, o estudante deverá apresentar sua solicitação durante a terceira fase da matrícula (disciplinas de formação livre).

“Acreditamos que é papel da Universidade preparar profissionais atentos às questões das pessoas com deficiência e capazes de refletir e propor ações acessíveis e inclusivas em seus espaços de atuação”, defende Adriana Valladão, coordenadora do NAI e professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Ela destaca a abrangência do curso, que inclui a participação de docentes das áreas de educação, arquitetura, educação física, psicologia, música, belas artes, terapia ocupacional, odontologia, turismo, fonoaudiologia, comunicação, letras e engenharia.

Fundamentos de educação especial e inclusiva, Diálogos entre turismo, acessibilidade e inclusão, Cinema inclusivo e Empregabilidade da pessoa com deficiência são algumas das disciplinas que serão oferecidas nesta formação.

Universalidade
As formações transversais são atividades acadêmicas que abordam temáticas de interesse geral, visando incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação às grandes questões do país e da humanidade.

Prioritariamente de caráter inter, intra e transdisciplinar, as disciplinas são oferecidas até mesmo em grandes áreas do conhecimento diferentes daquela à qual curso do aluno está vinculado, com o objetivo de firmar uma concepção de universalidade como fundamento do ensino de graduação. 

Cada formação pode ser entendida como um pequeno "curso", que segue paralelamente ao curso de origem do estudante. O intuito é oferecer aos alunos de graduação acesso a temáticas que ampliem seu horizonte de percepção do mundo, constituindo repertório de elementos estruturantes da interpretação da realidade fundamentados no conhecimento.

Em 2017, foram oferecidos sete percursos: Culturas em Movimento e Processos Criativos, Direitos Humanos, Divulgação Científica, Empreendedorismo e Inovação, Gênero e Sexualidade – Perspectivas Queer  / LGBTI, Relações Étnico-raciais, História da África e Cultura afro-brasileira e Saberes tradicionais.  

por Ana Rita Araújo - da assessoria da UFMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...