Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÕES DO PDT, PCdoB E PT LANÇAM LIVRO QUE AVALIA LEGADO DA ESQUERDA NO BRASIL


As fundações Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PC do B), e Perseu Abramo (PT) lançaram no final do ano passado o livro digital baseado na Oficina de Debates “Legado e lições dos governos Lula e Dilma; Brasil pós-golpe; e caminhos e alternativas para tirar o Brasil da crise”. 

Com a contribuição de especialistas do setor econômico, político e social, a publicação permite uma autocrítica das instituições e expõe uma reflexão sobre as propostas da esquerda para a nação.

O professor de Formação Política da organização pedetista, Wendel Pinheiro, fez uma profunda abordagem trabalhista sobre as conquistas e consequentes lições dos ciclos gerados pelos governos petistas, desde 2003. O segundo texto foi escrito pelo professor Ronaldo Teixeira (Nado) e garante uma transcrição da realidade do Brasil no pós-golpe, que gerou uma traumática ruptura do processo democrático.

Por último, o professor de economia, Mauro Benevides Filho, apresentou uma análise sobre os caminhos e alternativas para a recuperação nacional e o reencontro com a democracia, o Estado de Direito, o desenvolvimento e o progresso social.

Para o secretário-geral nacional do PDT e presidente da FLb-APque homenageia dois ícones do partido, a edição representa uma oportunidade de absorver, com a devida clareza, os acertos e erros do campo popular para proporcionar a necessária evolução para futuras gestões em nível nacional, estadual e municipal.

“Os pilares de um país que estava baseado na justiça social, foram duramente atingidos. A ferocidade e pressa do governo ilegítimo de Temer mostra que eles precisam pagar com urgência a conta do golpe que ajudaram a promover. Agora, querem dar o ataque final a partir do desmantelamento do sistema previdenciário nacional”, afirmou.

“Não vamos abrir mão de resgatar as riquezas entregues, como o pré-sal, restituir as garantias históricas, como as leis trabalhistas, e recolocar o país no caminho do desenvolvimento com justiça social. Os males neoliberais serão desfeitos”, garantiu Dias, ao citar o pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...