Pular para o conteúdo principal

MPF CONVOCA REUNIÃO PARA DISCUTIR SEGURANÇA EM PASSEIOS NÁUTICOS EM FURNAS

Reunião acontecerá em Capitólio, nesta quarta-feira, 31 de janeiro, às 14 horas

O Ministério Público Federal (MPF) em Passos, no Sul de Minas, convocou para a próxima quarta-feira, 31, às 14h, na cidade de Capitólio, uma reunião com os prestadores de serviço de turismo náutico que atuam na represa de Furnas. 

A reunião também contará com a participação da Marinha do Brasil, Prefeitura de Capitólio, no Sul de Minas, e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). 

O objetivo é repassar orientações sobre os requisitos, obrigações e medidas a serem seguidos para que o serviço de passeios náuticos seja realizado com a máxima segurança.

A reunião também pretende levantar a quantidade de empresários e embarcações que hoje prestam esse tipo de serviço na região, além de iniciar as tratativas para definir as medidas a serem adotadas por cada uma das instituições para a solução de problemas decorrentes do incremento do número de embarcações e turistas.

O MPF acompanha, por meio de um inquérito civil instaurado em fevereiro de 2017, se as normas da autoridade marítima para embarcações na navegação interior são observadas por todas as empresas e pessoas físicas que oferecem passeios náuticos na represa de Furnas; se os marinheiros que conduzem as embarcações estão habilitados; além de verificar se ocorre a efetiva fiscalização por parte da Marinha do Brasil.

Em março de 2017, o MPF solicitou a realização de uma fiscalização nas proximidades do Rio do Turvo durante a Semana Santa, o que foi atendido pela Marinha do Brasil, que já tinha realizado outra inspeção naval na região por ocasião do Carnaval.

Acidentes - No dia 7 de setembro, uma escuna que transportava 20 passageiros afundou nas margens do lago de Furnas, em uma região conhecida como Canyons em Capitólio. Não houve feridos, e todos os passageiros foram resgatados por outras embarcações que estavam próximas.

A preocupação do MPF com a possibilidade de acidentes já tinha sido externada em uma reunião realizada no MPF em 16 de maio com as autoridades locais e a própria Marinha do Brasil. Na época foram discutidas medidas e providências a serem adotadas pelos órgãos para aumentar a segurança dos turistas e cidadãos em geral e discutida também a questão de prevenção de acidentes e regularização da oferta do serviço.

Em outra oportunidade, o MPF solicitou que a Marinha do Brasil realizasse uma inspeção naval na represa de Furnas durante o feriado do dia 12 de outubro, com ênfase nas embarcações que prestam serviços de passeio na região de Capitólio e do Turvo. 

Em dezembro a Marinha informou que foram realizadas sete missões de fiscalização durante o ano de 2017 e que três acidentes ocorridos envolvendo embarcações são investigados.

A Prefeitura de Capitólio também informou que tem projetos em fase final de elaboração para construir dois terminais aquáticos para passeio náutico na região do turvo e Ponta do Sol. 

Além disso, o município informou também que, com a Lei Complementar nº 11/2017, aprovada pela Câmara Municipal, todos os prestadores de serviços náuticos terão até 90 dias para realizar o cadastro na prefeitura.

Treinamento - A Marinha do Brasil informou que, junto com a prefeitura de Capitólio e a Associação dos Empresários de Passeios Náuticos da Ponte do Rios Turvo (Apantur), capacitou, através de treinamento, 119 alunos em curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, que agora estão aptos a exercerem suas funções nas embarcações de turismo na região. Também haverá outras turmas programadas ao longo de 2018.

Para a procuradora da República Flávia Cristina Tavares Tôrres, responsável pelo inquérito civil, a reunião é um passo importante para que os prestadores de serviço recebam orientação adequada em relação à segurança em um momento de incremento das atividades turísticas realizadas na represa de Furnas.

Serviço
Reunião para repassar orientações sobre os requisitos, obrigações e medidas a serem seguidas para que o serviço de passeio náutico seja realizado com segurança
Data: 31/01/2018
Horário: 14h
Local: Casa de Cultura de Capitólio/MG
Endereço: Rua São Sebastião, 1050 - Praia Artificial de Capitólio

da assessoria da PRMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...