Pular para o conteúdo principal

MPF CONVOCA REUNIÃO PARA DISCUTIR SEGURANÇA EM PASSEIOS NÁUTICOS EM FURNAS

Reunião acontecerá em Capitólio, nesta quarta-feira, 31 de janeiro, às 14 horas

O Ministério Público Federal (MPF) em Passos, no Sul de Minas, convocou para a próxima quarta-feira, 31, às 14h, na cidade de Capitólio, uma reunião com os prestadores de serviço de turismo náutico que atuam na represa de Furnas. 

A reunião também contará com a participação da Marinha do Brasil, Prefeitura de Capitólio, no Sul de Minas, e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). 

O objetivo é repassar orientações sobre os requisitos, obrigações e medidas a serem seguidos para que o serviço de passeios náuticos seja realizado com a máxima segurança.

A reunião também pretende levantar a quantidade de empresários e embarcações que hoje prestam esse tipo de serviço na região, além de iniciar as tratativas para definir as medidas a serem adotadas por cada uma das instituições para a solução de problemas decorrentes do incremento do número de embarcações e turistas.

O MPF acompanha, por meio de um inquérito civil instaurado em fevereiro de 2017, se as normas da autoridade marítima para embarcações na navegação interior são observadas por todas as empresas e pessoas físicas que oferecem passeios náuticos na represa de Furnas; se os marinheiros que conduzem as embarcações estão habilitados; além de verificar se ocorre a efetiva fiscalização por parte da Marinha do Brasil.

Em março de 2017, o MPF solicitou a realização de uma fiscalização nas proximidades do Rio do Turvo durante a Semana Santa, o que foi atendido pela Marinha do Brasil, que já tinha realizado outra inspeção naval na região por ocasião do Carnaval.

Acidentes - No dia 7 de setembro, uma escuna que transportava 20 passageiros afundou nas margens do lago de Furnas, em uma região conhecida como Canyons em Capitólio. Não houve feridos, e todos os passageiros foram resgatados por outras embarcações que estavam próximas.

A preocupação do MPF com a possibilidade de acidentes já tinha sido externada em uma reunião realizada no MPF em 16 de maio com as autoridades locais e a própria Marinha do Brasil. Na época foram discutidas medidas e providências a serem adotadas pelos órgãos para aumentar a segurança dos turistas e cidadãos em geral e discutida também a questão de prevenção de acidentes e regularização da oferta do serviço.

Em outra oportunidade, o MPF solicitou que a Marinha do Brasil realizasse uma inspeção naval na represa de Furnas durante o feriado do dia 12 de outubro, com ênfase nas embarcações que prestam serviços de passeio na região de Capitólio e do Turvo. 

Em dezembro a Marinha informou que foram realizadas sete missões de fiscalização durante o ano de 2017 e que três acidentes ocorridos envolvendo embarcações são investigados.

A Prefeitura de Capitólio também informou que tem projetos em fase final de elaboração para construir dois terminais aquáticos para passeio náutico na região do turvo e Ponta do Sol. 

Além disso, o município informou também que, com a Lei Complementar nº 11/2017, aprovada pela Câmara Municipal, todos os prestadores de serviços náuticos terão até 90 dias para realizar o cadastro na prefeitura.

Treinamento - A Marinha do Brasil informou que, junto com a prefeitura de Capitólio e a Associação dos Empresários de Passeios Náuticos da Ponte do Rios Turvo (Apantur), capacitou, através de treinamento, 119 alunos em curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, que agora estão aptos a exercerem suas funções nas embarcações de turismo na região. Também haverá outras turmas programadas ao longo de 2018.

Para a procuradora da República Flávia Cristina Tavares Tôrres, responsável pelo inquérito civil, a reunião é um passo importante para que os prestadores de serviço recebam orientação adequada em relação à segurança em um momento de incremento das atividades turísticas realizadas na represa de Furnas.

Serviço
Reunião para repassar orientações sobre os requisitos, obrigações e medidas a serem seguidas para que o serviço de passeio náutico seja realizado com segurança
Data: 31/01/2018
Horário: 14h
Local: Casa de Cultura de Capitólio/MG
Endereço: Rua São Sebastião, 1050 - Praia Artificial de Capitólio

da assessoria da PRMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...