Pular para o conteúdo principal

NÚCLEO DE PESQUISA DA UFLA FICA ENTRE AS 8 MELHORES STARTUPS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE


O Núcleo de Pesquisas em Bioengenharia Aplicada a Reabilitação Humana (BEARH), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi selecionado entre os 21 melhores projetos para participar da 4ª rodada de um dos maiores programas de pré-aceleração de startups em ciências da saúde, o Biostartup Lab. 


A primeira fase que consiste no processo de seleção,  recebeu aproximadamente 70 projetos de equipes do Brasil e de outros países.

O BioStartup Lab mantém um programa de pré-aceleração, que oferece a novos empreendedores a oportunidade de testar e validar produtos, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado e usuários e desenvolver novas habilidades, incluindo captação de recursos e gestão de negócio. 

Em Minas Gerais, o BioStartup Lab é uma iniciativa da Biominas Brasil e do Sebrae Minas, em parceria estratégica com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) e conta ainda com as empresas âncoras Unimed BH e Hermes Pardini.

Em cada rodada, as 21 equipes selecionadas participam de um programa de imersão que dura 10 semanas. 

Durante este período, as equipes seguem a metodologia elaborada pela Biominas Brasil e que é voltada para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo em ciências da vida. Esta metodologia inclui workshops e treinamentos, mentoria, sessões de validação (com a participação de grandes empresas), lições aprendidas e atividades de networking. 

Ao longo do processo, as equipes participam de bancas de avaliação que determinam as melhores equipes que seguirão no programa. As 8 equipes finalistas apresentam sua solução para o DemoDay, um evento que ocorre no SEBRAE MINAS, em Belo Horizonte. 

A equipe do  BEARH ficou entre as 8 melhores equipes e participou da final do programa, o DemoDay. 

Com a presença de  centenas de pessoas,o núcleo apresentou o seu projeto, por meio de um Pitch, para investidores e despertou interesse de diversas empresas nas áreas de ciências da saúde. 

Para gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades, a Biominas Brasil vai promover o Biomaker Battle – uma competição científica que busca transformar pesquisas em resultados e inovação, possibilitando trazer a vivência do movimento maker para dentro da universidade e promover a cultura empreendedora entre professores, estudantes e pesquisadores. 

A competição traz a oportunidade aos participantes de irem além das bancadas do laboratório e começarem a se envolver no universo do empreendedorismo. 

A atividade tem duração de apenas um dia e tem o propósito de criar oportunidades para a aplicação prática das pesquisas na criação de soluções inovadoras nas áreas de ciências da vida (incluindo Saúde Humana, Digital Health, Saúde Animal, Agronegócio e Meio ambiente). 

O evento será realizado na UFLA, em 2018, e visa proporcionar aprendizado e vivência em empreendedorismo aos docentes e discentes.

por Karina Mascarenhas - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...