Pular para o conteúdo principal

NÚCLEO DE PESQUISA DA UFLA FICA ENTRE AS 8 MELHORES STARTUPS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE


O Núcleo de Pesquisas em Bioengenharia Aplicada a Reabilitação Humana (BEARH), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi selecionado entre os 21 melhores projetos para participar da 4ª rodada de um dos maiores programas de pré-aceleração de startups em ciências da saúde, o Biostartup Lab. 


A primeira fase que consiste no processo de seleção,  recebeu aproximadamente 70 projetos de equipes do Brasil e de outros países.

O BioStartup Lab mantém um programa de pré-aceleração, que oferece a novos empreendedores a oportunidade de testar e validar produtos, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado e usuários e desenvolver novas habilidades, incluindo captação de recursos e gestão de negócio. 

Em Minas Gerais, o BioStartup Lab é uma iniciativa da Biominas Brasil e do Sebrae Minas, em parceria estratégica com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) e conta ainda com as empresas âncoras Unimed BH e Hermes Pardini.

Em cada rodada, as 21 equipes selecionadas participam de um programa de imersão que dura 10 semanas. 

Durante este período, as equipes seguem a metodologia elaborada pela Biominas Brasil e que é voltada para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo em ciências da vida. Esta metodologia inclui workshops e treinamentos, mentoria, sessões de validação (com a participação de grandes empresas), lições aprendidas e atividades de networking. 

Ao longo do processo, as equipes participam de bancas de avaliação que determinam as melhores equipes que seguirão no programa. As 8 equipes finalistas apresentam sua solução para o DemoDay, um evento que ocorre no SEBRAE MINAS, em Belo Horizonte. 

A equipe do  BEARH ficou entre as 8 melhores equipes e participou da final do programa, o DemoDay. 

Com a presença de  centenas de pessoas,o núcleo apresentou o seu projeto, por meio de um Pitch, para investidores e despertou interesse de diversas empresas nas áreas de ciências da saúde. 

Para gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades, a Biominas Brasil vai promover o Biomaker Battle – uma competição científica que busca transformar pesquisas em resultados e inovação, possibilitando trazer a vivência do movimento maker para dentro da universidade e promover a cultura empreendedora entre professores, estudantes e pesquisadores. 

A competição traz a oportunidade aos participantes de irem além das bancadas do laboratório e começarem a se envolver no universo do empreendedorismo. 

A atividade tem duração de apenas um dia e tem o propósito de criar oportunidades para a aplicação prática das pesquisas na criação de soluções inovadoras nas áreas de ciências da vida (incluindo Saúde Humana, Digital Health, Saúde Animal, Agronegócio e Meio ambiente). 

O evento será realizado na UFLA, em 2018, e visa proporcionar aprendizado e vivência em empreendedorismo aos docentes e discentes.

por Karina Mascarenhas - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...