Pular para o conteúdo principal

BETIM TERÁ AERÓDROMO COM PISTA HOMOLOGADA PARA AERONAVES DO PORTE DE UM BOEING 737


Na última quinta-feira, 22, foi feito o lançamento oficial das obras do Aeródromo Inhotim, que promete movimentar Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O anúncio foi feito no auditório da PUC Minas Betim. 

O aeródromo ficará em uma área de cerca de 2,8 milhões de metros quadrados, no bairro Bandeirinhas. Serão investidos, exclusivamente pela iniciativa privada, R$ 160 milhões. 
  
A construção foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e recebeu a licença ambiental do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA). 

O aeródromo receberá voos de aviação executiva, charter e cargas, voos regionais, além de dar suporte as atividades de manutenção e hangaragens de aeronaves. 

O aeródromo servirá de suporte para um volume de 40 mil pousos e decolagem de visitantes do museu do Inhotim, um dos maiores centros de arte contemporânea do mundo. Também há previsão da chegada de escolas de pilotagem. 
  
Infraestrutura e Investimento 
O projeto do Aeródromo Inhotim foi elaborado em colaboração com a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos) e prevê uma pista de pouso de 1.800 metros de comprimento por 45 metros de largura na primeira etapa, com possibilidade de expansão ao longo dos anos para 2.500 m. 

A pista está homologada para receber aeronaves do porte de um Boeing 737. O projeto prevê a construção de 24 hangares da iniciativa privada. 
  
A previsão é de que a construção do empreendimento seja finalizada em julho de 2019. A execução do projeto será realizada em três etapas. A primeira, que terá duração de oito meses, inclui limpeza, terraplanagem e drenagem do terreno. 

A partir de novembro de 2018, será feita a pavimentação asfáltica e, depois, será realizada a edificação, com a construção do terminal e dos hangares. 
  
Os investidores do Aeródromo Inhotim são empresas atuantes no município, com plena atividade econômica. 

MRV Engenharia, Grupo MBK, Paineiras Urbanização, Mass Empreendimentos, Aprove Construções e Empreendimentos, Gtop Engenharia, Gatti Engenharia e Parques Mondovi e Torino compõe o grupo daqueles que investirão na obra. 
  
Desenvolvimento e oportunidade 
O empreendimento será responsável por proporcionar um novo ciclo de desenvolvimento, atraindo diversas indústrias de alta tecnologia, manutenção aeronáutica, produtos farmacêuticos e turismo. 

Além disso, a expectativa é de que a obra gere 640 empregos diretos e 800 indiretos, na fase de construção. Em seu pleno funcionamento, o Aeródromo deve gerar   21 mil postos de trabalho diretos e indiretos. 
  
Segundo Luiz Tito, presidente da Orion Participações, empresa empreendedora do aeródromo, a construção marca não só para Betim, mas para toda a região, um momento especial de resposta de um grupo de sólidos investidores que acreditaram no desenvolvimento do município e das cidades vizinhas. 
  
"Concebida para ser a segunda mais importante instalação do gênero em Minas, o Inhotim suportará, inicialmente, com conforto técnico, as demandas de aviação executiva, de voos Charter do turismo. O aeródromo, com obras de terraplanagem já iniciadas, poderá abrigar também centros de treinamento e manutenção de aeronaves, de pequeno e médio porte. Sua inauguração, esperamos, ocorrerá em 18 meses", explicou o empresário. 
  
O prefeito Vittorio Medioli ressaltou que o aeródromo futuramente poderá ser ampliado. "O projeto nasce com características para atender ao aumento da demanda dos próximos 20 anos. Foi pensado para ser atraente, econômico e ter eficiente operacionalidade". 


com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...