Pular para o conteúdo principal

ESTADO INCLUI SÃO TOMÉ DAS LETRAS NA LISTA DE ÁREA DE RISCO PARA FEBRE AMARELA

Três primatas foram encontrados mortos na região do Cantagalo, no final do ano passado

A Secretaria de Estado de Saúde incluiu o município de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, na lista do governo do estado como área de risco de contaminação do vírus da febre amarela. Três primatas foram encontrados mortos na região do Cantagalo nos dias 11 de novembro, 29 de novembro e 27 de dezembro. 

Em um deles foi feito análise pela Vigilância Sanitária de Varginha e o resultado foi negativo, não constatando febre amarela, dengue ou chikungunya. Os outros dois não foi possível por já estarem em estado de decomposição. 

De acordo com a prefeitura da cidade, desde este período a equipe da saúde passou a intensificar a vacinação e está promovendo visitas de conscientização e vacinação nas residências da zona rural. Foram realizadas duas campanhas até o momento. Dia 6 de janeiro na praça da matriz e 20 de janeiro no bairro do Sobradinho.

Em nota, a prefeitura da cidade confirma que o "município de São Tomé das Letras já é considerado área de risco de contaminação pelo vírus da febre amarela, devido a primatas terem sido encontrados mortos nos últimos meses". 

Ainda segunda nota divulgada pela prefeitura, "há uma notificação de caso suspeito de febre amarela e quatro notificações de casos confirmados (um destes veio a óbito). Porém, está sendo investigado pela vigilância estadual se o paciente veio infectado de SP ou infectou no município".

Diante da inclusão do município na lista, o Departamento de Saúde informa que intensificou a vacinação na zona rural com duas equipes de casa em casa e na unidade de saúde que fica no centro da cidade estendeu o horário de atendimento da sala de vacina, das 7hs às 19 hs, de segunda a sábado. 

"Orientamos também a alguns moradores resistentes à vacinação que o único meio de prevenção é a vacina, para não contrair nem propagar a febre amarela", ressalta a administração municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.