Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL BUSCA INVESTIMENTOS PARA O ESTADO EM WASHINGTON

Em viagem, governador realizou dois encontros com o BID e foi orador principal em evento na Universidade Georgetown

Convidado para ser o orador principal da McCourt International Leader Speaker Series, em Washington, DC, o governador Fernando Pimentel (PT) realizou dois encontros no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta segunda e terça-feira, dias 12 e 13.

As agendas dão sequência às ações empreendidas pelo governo estadual de enfrentamento ao desequilíbrio fiscal e à crise que atinge os estados da Federação. 

Em Washington, o governador se reuniu com o presidente do BID, Luiz Alberto Moreno, com o vice-presidente de países, Alexandre Rosa, com o cônsul-sênior Artur Lacerda e com os diretores executivos pelo Brasil, Antônio Henrique da Silveira e Frederico G. Jayme Jr.

Nos encontros, Fernando Pimentel pleiteou R$ 1 bi para investimentos em infraestrutura e saneamento pela Copasa, no Norte de Minas, por meio do BID Investe. 

Foi discutida, ainda, a criação de um grupo de trabalho para estruturar projetos na área de segurança pública e educação, além de alavancar investimentos no Estado.

Com a capacidade de endividamento limitada do Estado, a proposta apresentada foi a de viabilizar recursos para empresas e iniciativas que não tenham o Governo como tomador.

Outra pauta do encontro com os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento foi a securitização de recursos para infraestrutura rodoviária. 

“É fundamental abrir estes canais de diálogo. A viagem está sendo muito proveitosa e acredito que teremos desdobramentos muito positivos para Minas Gerais”, afirmou o governador.

Palestra em Georgetown
O governador Fernando Pimentel foi o orador principal da McCourt International Leader Speaker Series, em Washington, DC, na terça-feira, 13. O tema central do encontro, que aconteceu na Universidade Georgetown, foi Federalismo e Política Participativa no Brasil.

O evento, que reúne líderes internacionais, tem como objetivo apresentar visões de mundo a alunos, professores e funcionários do Campus. 

O convite ao governador foi feito devido “à experiência na implementação de um novo sistema de administração que envolve a sociedade no processo de tomada de decisões, com excelentes resultados em educação e segurança”.

Durante sua palestra, Pimentel falou sobre os desafios de governar Minas Gerais, abordando a questão dos déficits público e previdenciário. Assim, ele explicou a política de divisão do Estado em 17 territórios regionais de desenvolvimento, adotada em sua gestão.

“É uma política que nunca havia sido adotada pelos governos anteriores, e que trata simplesmente de dialogar com a população. De criar instrumentos efetivos de diálogo com os mineiros, que nos permitam determinar quais são as prioridades de cada região do Estado, fazendo assim com que o dinheiro, que é insuficiente, atenda àquilo que é mais prioritário para cada região”, explicou o governador.

Fernando Pimentel também mostrou como a política dos Fóruns Regionais tem sido aplicada, levando a resultados principalmente na área de educação - com valorização dos professores - e segurança - com queda nos índices de criminalidade como não havia há dez anos em Minas Gerais. 

Por fim, o governador falou sobre a necessidade de uma reforma constitucional no Brasil. “Se não houver coordenação política e cooperação entre os Estados, há grandes dificuldades para governar o país no contexto atual”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...