Pular para o conteúdo principal

OS CAMINHOS QUE LEVAM AOS CAMINHOS DE SÃO TIAGO

Projeto Caminhos de São Tiago tem por objetivo criar uma rota turística, valorizando os caminhos percorridos no passado pelos tropeiros e pelos inconfidentes

Tudo começou em 2005. O médico de Conselheiro Lafaiete, Elias de Lima, pensou em desenvolver um roteiro nas Minas Gerais aos moldes do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. 

Alguns revezes, muitas reuniões e discussões depois, o projeto voltou a ser discutido com mais vigor no ano passado e, aos poucos, está ganhando a adesão e o interesse de vários segmentos sociais e prefeituras. A expectativa é de que o lançamento oficial aconteça este ano.

O Projeto Caminhos de São Tiago tem por objetivo criar uma rota turística, valorizando os caminhos percorridos no passado pelos tropeiros e pelos inconfidentes. Esta rota busca fomentar o turismo na área compreendida pelo Programa e dar visibilidade aos municípios de pequeno porte no cenário turístico regional e nacional.

Para o coordenador do projeto, o prefeito de São Tiago, nas Vertentes, Denilson Reis (PSDB), o circuito tem grande potencial turístico, cultural e religioso e ainda está aberto a parcerias, “Esse grupo está sendo estruturado agora e, obviamente, está aberto para a participação de pessoas e entidades que desejarem se juntar a nós”.

Atualmente, fazem parte do roteiro 11 cidades: Resende Costa, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Coronel Xavier Chaves, Queluzito, Casa Grande, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto, Ritápolis e São Tiago. 

O projeto está sendo gerido pelos três Circuitos Turísticos dos quais fazem parte os municípios integrantes: Trilha dos Inconfidentes, Vilas e Fazendas e Circuito do Ouro. 

De acordo com o gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, o projeto ainda está sendo estruturado, mas as providências para implementar a primeira fase já foram tomadas: “como o projeto conta com recursos financeiros das próprias Prefeituras, tivemos que adaptar o estatuto dos Circuitos que estão gerindo o roteiro para que pudéssemos receber o primeiro repasse. Nessa fase, precisamos investir em sinalização, georreferenciamento e divulgação”, explica.

Percorrendo o Caminho
Em janeiro, técnicos dos três Circuitos percorreram o Circuito com o objetivo de fazer uma primeira avaliação do trajeto. O caminho foi feito de carro e a equipe levou dois dias para percorrer 275 quilômetros. 

Para Marcus Januário, o Caminho é viável, mas deve ser percorrido de forma mista, “porque há trechos longos e íngremes, o ideal é fazê-lo à pé, de bicicleta e a cavalo, o que eu acho bastante interessante porque amplia a experiência do turista”. 

O gestor explica, ainda, que eles percorreram o caminho principal de Ouro Preto a São Tiago, mas a ideia é criar caminhos extras para quem deseja personalizar a rota, “por isso colocamos o nome no plural: Caminhos de São Tiago. As pessoas podem escolher rotas que privilegiem por exemplo a parte religiosa, visitando as igrejas; ou a parte ecológica, como as cachoeiras”.

com assessoria da Prefeitura de São Tiago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...