Pular para o conteúdo principal

PLANO REGIONAL DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS É LANÇADO EM POUSO ALEGRE


Diversos municípios do Sul de Minas aderiram ao Plano Regional de Atração de Investimentos (PRAI) da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). 

Desenvolvido pela Gerência de Atração de Negócios e Investimentos da FIEMG ele foi lançado para os municípios da região na sede da FIEMG Regional Sul, em Pouso Alegre, no Sul de Minas.

O projeto tem como propósito preparar as prefeituras para oferecerem um atendimento de excelência aos investidores, fortalecendo a parceria entre a FIEMG e os municípios envolvidos em prol da atração de investimentos para a região. O objetivo geral do programa é capacitar os municípios para desenvolver, através das regionais da FIEMG, expertise e competência para lidar com esse processo de aproximar investimentos.

A cerimônia de abertura foi feita pelo Superintendente de Assuntos Estratégicos e Internacionais do Sistema FIEMG, Marcos Antônio Gonçalves Mandacaru e pela Gerente de Atração de Investimentos, também do Sistema FIEMG, Júnia Cerceau, os quais explicaram como funcionará o programa e todas as suas benesses para o município que o aderir.

O programa propõe o desenvolvimento econômico de uma região, contribuindo também para o desenvolvimento social, capacitando e preparando os municípios para atrair e receberem investimentos, dando a eles condições para investir e prosperar. 

Após a apresentação do programa, os prefeitos dos municípios presentes puderam tirar suas dúvidas diretamente com os representantes do Sistema FIEMG.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha, Pedro Gazzola, trata-se de um programa  de inteiração importante entre a Fiemg e os municípios, na utilização de ferramentas de  inteligência e atendimento de excelência no apoio à atração de investimentos.

Antes, os municípios ofereciam benefícios como incentivos fiscais e subsídios mas, hoje, há a consciência de mudança que criou uma estrutura para saber lidar e atrair os investidores de uma forma mais profissional.

“É de suma importância para nossa região poder capacitar seus municípios para que consigam gerar renda e que, com essa renda, venha também qualidade de vida para nossos cidadãos. O PRAI vem suprir essa necessidade como um projeto inovador e necessário, mostrando uma vez todo o comprometimento do Sistema FIEMG para com a indústria e para com Minas Gerais”, pontuou o presidente da Regional Sul, André Gesualdi.

Os vinte e cinco municípios que participaram da cerimônia de abertura do PRAI inteligência que assinaram o documento aderindo e firmando compromisso de participação no projeto foram de Alfenas, Andradas, Borda da Mata, Camanducaia, Cambuí, Careaçu, Extrema, Guaranésia, Guaxupé, Heliodora, Itajubá, Itamonte, Jacutinga, Lambari, Maria da Fé, Paraguaçu, Paraisópolis, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas, Turvolândia e Varginha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...