Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA TURMA DE MEDICINA DE SÃO JOÃO DEL REI COMEÇA INTERNATO

Além da experiência do internato, para o próximo ano já se estuda a abertura de mais três modalidades de residência, em Pediatria, Ginecologia e Cirurgia, em instituições de saúde de São João del-Rei e Barbacena

Salvar vidas e viver uma rotina de desafios, como a exibida por seriados de TV, são ideais que fazem do curso de Medicina uma das graduações mais procuradas e disputadas no país. 

Seja qual for o motivo, quem escolhe ser médico precisa passar por etapas práticas durante a formação - o que já é realidade e história para 12 alunos do curso de medicina da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), os primeiros da recente graduação (que começou em 2014 no Campus Dom Bosco) a cumprir o internato em instituições de saúde localizadas em São João del-Rei e Barbacena, nas Vertentes.

O internato é a última etapa da graduação em medicina, considerado como o estágio do curso, constituído por aproximadamente 90% de atividades práticas. 

Nele, o estudante inicia a parte clínica, aprimorando os conhecimentos de diagnóstico, técnica e atuação no cotidiano médico. Durante esse tempo, as salas de aula são substituídas por hospitais, os professores se tornam os médicos das instituições e as provas são no contato diário com os pacientes. 

Na UFSJ, quatro modalidades do internato estão em andamento: de Cirurgia, no Hospital Ibiapaba Cebams, em Barbacena, orientado pelo professor Henrique Almeida; de Saúde Mental, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), com a professora Carmem Lopes; de Pediatria, com a professora Mylvia Chiaradia, e de Ginecologia e obstetrícia, com orientação da professora Nicole Rangel, estes dois últimos cumpridos em Unidades Básicas de Saúde, Viva Vida e Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. Cada especialidade reúne grupos de três graduandos.

De acordo com a chefe do Departamento de Medicina, professora Laila Damázio, a experiência do internato transforma os futuros médicos: “A possibilidade de estar inserido em centros de saúde faz com que o aluno se abra para um aprendizado mais humano da profissão. Distribuídos em diversos locais, eles têm uma visão de novos cenários de prática e de outras referências”, destaca.

UFSJ em Barbacena
O Hospital Ibiapaba Cebams de Barbacena é uma entidade filantrópica com mais de 50 anos de atuação na prestação de serviços médicos, em cinco ramos da área da saúde, sendo referência em Cardiologia e Oncologia da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.

A parceria com a UFSJ surgiu por intermédio do professor Rodrigo Russo, que também atua no Ibiapaba. Com demanda variante de 100 a 400 cirurgias por mês, de pacientes das mais diferentes cidades da região, o Hospital é local propício para o internato do curso de Medicina, já que possibilita o contato dos estudantes com um ciclo maior de atividades práticas. 

Orientadas pelo professor Henrique Almeida, as estudantes Sthael Motta, Victória Amorim e Lydiane Andrade são as primeiras a ter contato com o Hospital Ibiapaba. Lá, elas acompanham diversos pacientes antes, durante e depois dos procedimentos cirúrgicos. O maior retorno dessa atividade é aprender de perto, supervisionados por equipe qualificada, todas as nuances que envolvem procedimentos cirúrgicos diversos.

Mesmo tendo contato com a prática médica desde o primeiro período do curso, Lydiane Andrade acredita que o internato é o melhor momento para aperfeiçoar seus conhecimentos médicos. “A abordagem prática e a carga horária são os diferenciais que permitem ampliar o contato com a área. No caso do internato de Cirurgia, é totalmente novo para nós poder acompanhar o paciente em sua evolução diária”, avalia.

Devido aos resultados já alcançados no contato dos alunos com o Hospital Ibiapaba, a Coordenação da Medicina pretende expandir essa parceria para os próximos anos, analisando a possibilidade da abertura de uma residência em Cirurgia. Além disso, a realização do internato na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) está em processo de aprovação.

Próximos passos
Além da experiência do internato, para o próximo ano já se estuda a abertura de mais três modalidades de residência, em Pediatria, Ginecologia e Cirurgia, em instituições de saúde de São João del-Rei e Barbacena. 

Há dois anos, foi implantada a modalidade em Medicina da Família e da Comunidade, em cidades da microrregião das Vertentes; a residência em Clínica Médica, também em Barbacena, começa em 2019.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...