Pular para o conteúdo principal

TRÊS EQUIPES MINEIRAS SE CLASSIFICAM PARA A ETAPA NACIONAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA

Competição organizada pelo SESI com crianças e adolescentes recebeu 49 equipes de 10 estados

Durante dois dias, Belo Horizonte foi a capital da robótica ao sediar a fase regional de Minas Gerais do Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League) que aconteceu no campus do UniBH Buritis, nos dias  23 e 24.  

A etapa mineira, vencida pela equipe Robots,  de Rio das Ostras - RJ, classificou também as equipes Tróia (2º lugar geral), de Linhares-ES; Francodroid (3º lugar geral), Rio de Janeiro; Atombot (vencedor da categoria Core Values), do SESI de São João Del Rei; Iron League (categoria Gracious Professionalism), de São Luiz-MA; Legosos e Furiosos (vencedor da categoria Projeto de Pesquisa), do SESI de Uberlândia, além do vencedor em Programação, a equipe Spectrum, da Escola SESI de Itajubá.

Durante o torneio, 49 equipes com alunos de escolas públicas, particulares e times independentes entre 9 e 16 anos de todo o estado e das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-oeste disputaram o título da competição. 

As disputas desta temporada tiveram como tema Hydro Dynamics ou, simplesmente, a Água – e maneiras maneiras inteligentes de utilização de um dos bens mais preciosos do planeta.

Os alunos foram avaliados em quatro categorias: projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada; desafio do robô; Design e Core Values. 

No Projeto de Pesquisa, cada equipe precisou identificar um problema relacionado ao uso da água, como, por exemplo, na produção de alimentos ou energia. A partir daí, os times apresentaram soluções inovadoras que foram desenvolvidas para competição. 

No Desafio do Robô, um dos pontos altos do evento, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada,  atividades como remover cano quebrados, virar tampas de bueiros e mover bombas de água foram alguns dos vários desafios enfrentados pelos robôs.

Os robôs que cumpiram essas missões, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design do Robô. 

Os juízes levaram em consideração, dentre  outras coisas, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programação. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisaram mostrar que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre do conceito de coopertition – cooperação + competição.

“Os estudantes têm a possibilidade, de maneira lúdica, de trabalhar com temas que são importantes para a formação de cada um. Isto é, o Torneio estimula aspectos como habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação, além de questões pedagógicas imprescindíveis como a física, química e a matemática,” ressaltou a analista da gerência de educação do Sistema FIEMG, Anete Maria de Oliveira.

Para a gerente de Educação Básica do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Maria Conceição Caldeira, o evento leva aos alunos muito mais do que apenas o ensina da robótica. 

“O torneio dá oportunidade para todos os estudantes de vivenciarem situações de aprendizado e de cooperação de uma forma muita intensa, que vai além de apenas o ensino de dentro de sala de aula.” 

O superintendente de educação do Sistema FIEMG, Cláudio Marcassa, destacou o caráter de cidadania do Torneio. 

“O intuito da ação é já despertar no aluno iniciativas para fazer contribuições para a sociedade e ele ter a oportunidade de se desenvolver até chegarmos, se possível, a cientistas, grandes engenheiros etc. Mas, primeiramente e além disso, se formar esse aluno como cidadão e alguém que esteja preocupado com a comunidade,” ressaltou.

PREMIAÇÃO PRINCIPAL
CHAMPION’S AWARD
3• lugar Francodroid - RJ
2• lugar Tróia- Espírito Santo
1• lugar Robots - Rio de Janeiro

OUTRAS PREMIAÇÕES

Desafio Robô: Stan Geek - Equipe de garagem do Rio de Janeiro

Desempenho do Robô: 
2•lugar: Stan Geek
1•Lugar: Robots - Rio das Ostra RJ

Projeto de Pesquisa:

Design De Robô:
2•lugar: Delta - São João Nepomuceno
1•lugar: Stan Geek

Core Values:
Categoria Inspiração 
2 lugar Lendários 
1 lugar Atombot - São João del Rei

Categoria Trabalho em equipe
2 Tacuma Robots - Tocantins
1 Big Moutain - MG

Categoria Gracious Professionalism
2 lugar Iron League - 
1 Lugar Robotics Angels

Programação 
2 Lugar Turma do Bob - Sesi governador valadares
1 Lugar Spectrum

Estratégia e inovação
2 lugar Etep Robotics
1 Lugar Lego Bros

Projeto de Pesquisa
2 lugar - Athena
1 lugar - Legosos e Furiosos

Solução Inovadora
2• Lugar Itaquibots 
1• Lugar Lego Vorazes

Apresentação 
2• lugar 5 Gears 
1• lugar G.I.Ants

Concurso Crachá
2• lugar - Star Bots - Betim
1• Lugar - superação - Contagem

Concurso Testeira
2• lugar - Brainstorm - Lavras
1• Lugar - Lego Bros- São Gonçalo do Sapucaí

da assessoria da FIEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...