Pular para o conteúdo principal

TRÊS EQUIPES MINEIRAS SE CLASSIFICAM PARA A ETAPA NACIONAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA

Competição organizada pelo SESI com crianças e adolescentes recebeu 49 equipes de 10 estados

Durante dois dias, Belo Horizonte foi a capital da robótica ao sediar a fase regional de Minas Gerais do Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League) que aconteceu no campus do UniBH Buritis, nos dias  23 e 24.  

A etapa mineira, vencida pela equipe Robots,  de Rio das Ostras - RJ, classificou também as equipes Tróia (2º lugar geral), de Linhares-ES; Francodroid (3º lugar geral), Rio de Janeiro; Atombot (vencedor da categoria Core Values), do SESI de São João Del Rei; Iron League (categoria Gracious Professionalism), de São Luiz-MA; Legosos e Furiosos (vencedor da categoria Projeto de Pesquisa), do SESI de Uberlândia, além do vencedor em Programação, a equipe Spectrum, da Escola SESI de Itajubá.

Durante o torneio, 49 equipes com alunos de escolas públicas, particulares e times independentes entre 9 e 16 anos de todo o estado e das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-oeste disputaram o título da competição. 

As disputas desta temporada tiveram como tema Hydro Dynamics ou, simplesmente, a Água – e maneiras maneiras inteligentes de utilização de um dos bens mais preciosos do planeta.

Os alunos foram avaliados em quatro categorias: projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada; desafio do robô; Design e Core Values. 

No Projeto de Pesquisa, cada equipe precisou identificar um problema relacionado ao uso da água, como, por exemplo, na produção de alimentos ou energia. A partir daí, os times apresentaram soluções inovadoras que foram desenvolvidas para competição. 

No Desafio do Robô, um dos pontos altos do evento, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada,  atividades como remover cano quebrados, virar tampas de bueiros e mover bombas de água foram alguns dos vários desafios enfrentados pelos robôs.

Os robôs que cumpiram essas missões, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design do Robô. 

Os juízes levaram em consideração, dentre  outras coisas, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programação. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisaram mostrar que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre do conceito de coopertition – cooperação + competição.

“Os estudantes têm a possibilidade, de maneira lúdica, de trabalhar com temas que são importantes para a formação de cada um. Isto é, o Torneio estimula aspectos como habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação, além de questões pedagógicas imprescindíveis como a física, química e a matemática,” ressaltou a analista da gerência de educação do Sistema FIEMG, Anete Maria de Oliveira.

Para a gerente de Educação Básica do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Maria Conceição Caldeira, o evento leva aos alunos muito mais do que apenas o ensina da robótica. 

“O torneio dá oportunidade para todos os estudantes de vivenciarem situações de aprendizado e de cooperação de uma forma muita intensa, que vai além de apenas o ensino de dentro de sala de aula.” 

O superintendente de educação do Sistema FIEMG, Cláudio Marcassa, destacou o caráter de cidadania do Torneio. 

“O intuito da ação é já despertar no aluno iniciativas para fazer contribuições para a sociedade e ele ter a oportunidade de se desenvolver até chegarmos, se possível, a cientistas, grandes engenheiros etc. Mas, primeiramente e além disso, se formar esse aluno como cidadão e alguém que esteja preocupado com a comunidade,” ressaltou.

PREMIAÇÃO PRINCIPAL
CHAMPION’S AWARD
3• lugar Francodroid - RJ
2• lugar Tróia- Espírito Santo
1• lugar Robots - Rio de Janeiro

OUTRAS PREMIAÇÕES

Desafio Robô: Stan Geek - Equipe de garagem do Rio de Janeiro

Desempenho do Robô: 
2•lugar: Stan Geek
1•Lugar: Robots - Rio das Ostra RJ

Projeto de Pesquisa:

Design De Robô:
2•lugar: Delta - São João Nepomuceno
1•lugar: Stan Geek

Core Values:
Categoria Inspiração 
2 lugar Lendários 
1 lugar Atombot - São João del Rei

Categoria Trabalho em equipe
2 Tacuma Robots - Tocantins
1 Big Moutain - MG

Categoria Gracious Professionalism
2 lugar Iron League - 
1 Lugar Robotics Angels

Programação 
2 Lugar Turma do Bob - Sesi governador valadares
1 Lugar Spectrum

Estratégia e inovação
2 lugar Etep Robotics
1 Lugar Lego Bros

Projeto de Pesquisa
2 lugar - Athena
1 lugar - Legosos e Furiosos

Solução Inovadora
2• Lugar Itaquibots 
1• Lugar Lego Vorazes

Apresentação 
2• lugar 5 Gears 
1• lugar G.I.Ants

Concurso Crachá
2• lugar - Star Bots - Betim
1• Lugar - superação - Contagem

Concurso Testeira
2• lugar - Brainstorm - Lavras
1• Lugar - Lego Bros- São Gonçalo do Sapucaí

da assessoria da FIEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...