Pular para o conteúdo principal

UFLA RECEBE AUTORIDADES E PESQUISADORES DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Reverendo Kakule Molo, reitor da ULPGL 

Teve início nesta segunda-feira, 19, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o “Seminário para Avaliações de Resultados e Programação de Novas Etapas” do projeto de extensão universitária “Vozes da África”. 

O evento é organizado pelo coordenador do projeto, professor Gilmar Tavares, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e República Democrática do Congo.


Estão presentes na UFLA: o reitor da Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL), reverendo Kakule Molo; o engenheiro do Ministério da Agricultura da República Democrática do Congo Omar Babene; o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas (INERA) Thomás Mondjalis Poto, a presidente/fundadora da ONG- Solidariedade Feminina, Nathalie Kapunga e ainda o representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) Nelci Peres Caixeta.

Durante a recepção, realizada na manhã desta segunda-feira, a presidente/fundadora da ONG- Solidariedade Feminina, Nathalie Kapunga, destacou a importância dos conhecimentos adquiridos por meio da parceria com a UFLA. 

“Aplicamos essas tecnologias e tivemos resultados fantásticos. E como diz aquele velho ditado: se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida. E a UFLA nos ensinou a pescar, com um custo mínimo. E nós continuaremos sempre a aplicar esse aprendizado”.

O pesquisador do INERA Thomás Mondjalis Poto também agradeceu a transferência de conhecimento e tecnologia, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura familiar e da agroecologia em seu país. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo representante da ABC Nelci Peres, que ressaltou a parceria de sucesso.

O reitor da Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL), reverendo Kakule Molo, também demonstrou sua satisfação com o projeto: “quando fiquei sabendo da parceria eu logo disse que seria a solução do problema da educação no meu país. Muito obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos”, disse.

Professor Scolforo, reitor da UFLA

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, salientou a positiva e construtiva troca de experiências obtida por meio dessa parceria. 

“Apoiamos a agricultura de subsistência, familiar e dos grandes empreendedores, pois é tudo isso que permite o desenvolvimento de um país. Essa Universidade está pronta para intensificar esses projetos, contemplar novos temas e gerar uma melhor qualidade de vida”. 

Até sexta-feira, 23, serão apresentados os relatórios sobre as atividades construídas na área de Segurança Alimentar, com base na Agroecologia, na Agricultura Familiar e na Extensão Universitária Inovadora, além de serem realizadas capacitações. 

Na recepção, o professor Gilmar Tavares apresentou uma fotografia, símbolo do sucesso do projeto. Um garoto que sobreviveu graças ao conhecimento compartilhado com a população daquele local. 

De acordo com professor Gilmar, o objetivo do evento é “demonstrar para a comunidade internacional que, o caminho para a paz justa e duradoura, passa obrigatoriamente pela produção sustentável e suficiente de alimentos básicos e fundamentais, com geração de emprego e renda dignos. O Congo é um país muito pobre, com intermináveis conflitos armados, os quais mantém a população em uma dramática crise de segurança alimentar”.

Vozes da África
O projeto Vozes da África teve início em 2007, em parceria com a Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos e em 2011, agregou parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com ações na República Democrática do Congo, com o objetivo de propor soluções socioambientais de Agroecologia, Agricultura Familiar e Extensão Universitária Inovadora, buscando auxiliar a produção de alimentos básicos e fundamentais, com adequação cultural.

Em 2016, o projeto foi expandido para Moçambique, em parceria com a ONG Fraternidade Sem Fronteiras.

por Camila Caetano - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...