Pular para o conteúdo principal

APROVADO PROJETO PARA QUE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SE CAPACITEM EM PRIMEIROS SOCORROS

PL da Câmara de Varginha tem inspiração na Lei Lucas, criada em Campinas, após um menino de 10 anos morrer engasgado em um passeio da escola

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, por unanimidade, no último dia 12, o projeto de Lei 5/2018, de autoria dos vereadores Cláudio Abreu e Zacarias Piva, que institui o programa de lições de primeiros socorros na educação básica da rede escolar do município de Varginha, no Sul de Minas.

Nele é previsto que os professores e os funcionários das escolas se capacitem para exercer os primeiros socorros sempre que houver qualquer acidente nas escolas que exija um atendimento imediato. 

Também prevê que os alunos aprendam a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências que exijam intervenções rápidas, permitindo identificar os procedimentos mais adequados para cada caso.

O projeto foi apresentado pelos vereadores após estudarem uma iniciativa da mãe e advogada, Alessandra Begalli Zamora, que perdeu o filho Lucas Begalli em setembro de 2017, vítima de engasgamento com comida em um passeio escolar. 

Ela acredita que o filho poderia ainda estar vivo se tivesse recebido atendimento básico de primeiros socorros. Lucas tinha 10 anos e estudava em uma instituição de ensino particular de Campinas, no interior de São Paulo.

“O objetivo de criar esta lei é permitir que situações de primeiros socorros ou acidentes simples sejam solucionados ou amenizados por quem esteja por perto, até que um profissional da área da saúde consiga chegar ao local da ocorrência, evitando, dessa forma, que mais vítimas façam parte das estatísticas de que mais de 700 crianças morrem sufocadas ou engasgadas anualmente”, explicou Zacarias Piva.

Segundo o vereador Cláudio Abreu a ideia é que sejam firmadas parcerias com os órgãos de segurança que vão ministrar os cursos. 

“Propomos que os funcionários e educadores de Creches e Escolas e Ensino Fundamental, sejam capacitados em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU, zelando assim pela segurança e qualidade de vida da população e propiciando aos pais e familiares a tranquilidade de deixar seus filhos em um ambiente ainda mais seguro”, explicou.

 Aprovado na Câmara, agora o PL segue para sanção do Executivo.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...