Pular para o conteúdo principal

CÂMARA E PREFEITURA CONTRA DEPRESSÃO E SUICÍDIO


A Câmara Municipal de Três Corações, no Sul de Minas, recebeu no último dia 6, representantes da Secretaria de Saúde para discutir a implantação das leis “Coração Feliz” e “Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio”, ambas de autoria do presidente da Casa, vereador Maurício Gadbem, e aprovadas na gestão passada. 

Além dele, participaram da reunião o vice-presidente da Câmara, vereador Werbinho; o vereador Eder da TNT; a secretária de Saúde, Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves; o secretário adjunto, Rachid Gadbem Neto; a coordenadora do CAPS, Iracema Amorim de Carvalho; e a coordenadora da atenção primária de saúde, Shirlene Rodrigues.

Para combater o problema dos altos índices de suicídio registrados em Três Corações, a proposta da lei Coração Feliz consiste em treinar agentes comunitários de saúde dos PSFs para identificar e encaminhar ao tratamento os cardiopatas com quadros depressivos. 

Já o Programa Municipal de Combate ao Suicídio pretende identificar e encaminhar potenciais suicidas para que recebam, junto com suas famílias, tratamento adequado.

Na reunião ficou definido que a ação mais imediata acontecerá nos próximos dias para colocar em prática a lei Coração Feliz. 

O presidente da Câmara, que também é médico, capacitará agentes comunitários de saúde dos PSFs para que possam realizar os trabalhos de identificação e encaminhamento de cardiopatas com quadros depressivos. Maurício Gadbem oferecerá o treinamento voluntariamente, sem nenhum custo para a Prefeitura.

Em relação ao Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio, uma audiência pública será realizada para debate e apresentação de propostas sobre o tema. A ideia é que a audiência sirva como base no processo de estruturação do funcionamento do programa.

A preocupação em torno da questão do suicídio é extremamente relevante, já que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 80% dos suicidas buscam algum tipo de ajuda médica no último mês antes de atentarem contra a própria vida. Sendo assim, é papel do poder público e de pessoas envolvidas na área da saúde buscar todas as medidas capazes de minimizar os índices no município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...