Pular para o conteúdo principal

COLETOR DE LIXO DE VARGINHA É APROVADO EM PROCESSO SELETIVO DA UNIFAL-MG

Estudante ingressará no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia
Thais Mendes Pereira, coordenadora do Setor de Vigilância Socioassistencial que acompanhou o jovem durante sua adolescência nos locais onde foi atendido

O ano de 2018 começou de maneira especial para o coletor de lixo da Prefeitura de Varginha, Bruno Leandro de Souza, 19 anos. A imprensa de Varginha, no Sul de Minas, noticiou que um coletor de lixo concursado naquele município, comemorava a aprovação no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para cursar Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha.

De acordo com reportagem do site Varginha Online, Bruno Leandro de Souza, de 19 anos, não tinha expectativas de passar neste primeiro processo seletivo que ele participa após concluir o Ensino Médio. 

“Não esperava passar; estudei sozinho pelo Youtube, porque não posso abrir mão do concurso, pois sou arrimo de família, mas nem acreditei”, revelou na notícia.

Bruno contou ter escolhido a Universidade e o curso, pela localização do bairro onde mora. O ingressante da UNIFAL-MG também pontuou o que espera da graduação. 

Bruno vai completar o primeiro ano de trabalho como servidor público municipal depois de ter passado no concurso.

Sua história é de superação. Criado pela avó Sebastiana Maria de Souza, nasceu, cresceu e vive no Bairro Padre Vitor. Sempre frequentou escolas públicas estaduais (12 anos na Escola Estadual São Sebastião, um na Escola Professor Antônio Domingues Chaves e um ano na Escola Estadual Coração de Jesus). 

Além disso, participou por cerca de 7 anos do Centro Marista Florescer onde participou de diversas atividades e oficinas de temáticas como: marketing pessoal, informática, cidadania, afetividade, etc. “Lá comecei a me integrar na sociedade”, afirma.

Bruno trabalha com carteira assinada desde os 16 anos, mas lembra que aos 14 já vendia bombom, ponkan, trabalhava como pintor e servente de pedreiro para ajudar financeiramente em casa. 

“Fiz curso do Senai e fui selecionado para trabalhar na Action Technology Indústria e Comércio de Eletroeletron que faz chapinha da Taiff, no Distrito Industrial Cláudio Galvão Nogueira; depois fui para um posto de gasolina e, sem parar de estudar passei no concurso da prefeitura”, conta.

Esse foi o terceiro ano de vestibular, mas o primeiro após concluir o Ensino Médio. “Não esperava passar; estudei sozinho pelo youtube, porque não posso abrir mão do concurso, pois sou arrimo de família, mas nem acreditei”, revela.

Bruno diz que escolheu o curso na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) pela localização no bairro onde mora. 

Agora aguarda pelo dia 5 de março para fazer a matrícula e, com o caderno que já ganhou do primo como presente por ter passado no vestibular, começar o curso superior matutino ainda neste mês. 

“Meu sonho é poder melhorar a condição da minha família e dar um futuro melhor e o máximo de conforto para a minha avó, além de ser exemplo principalmente para o meu irmãozinho de 5 anos para que ele não siga o caminho errado”, revela.

Orgulhoso fala que sua avó até chorou quando contou que tinha passado no vestibular. “Ela agradeceu a Deus e me fez ir à missa. Minha avó é aposentada e me ensinou desde cedo os princípios de responsabilidade. Em março ela vai completar 70 anos e espero ter dado um bom presente de aniversário com minha aprovação”.

Quem também se emocionada é a Assistente Social da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD), Thais Mendes Pereira, coordenadora do Setor de Vigilância Socioassistencial que acompanhou o jovem durante sua adolescência nos locais onde foi atendido. 

“Ele e sua família foram acompanhados por mim no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro Marista Florescer e é muito emocionante ver que um pouquinho do que passamos, ficou gravado e que o trabalho deu frutos”, declara. 

Thais lembra que trabalhava muito a questão do bairro e do pertencimento comunitário. “Despertamos o espírito de pertencimento e o resultado é esse de um jovem esforçado que deverá se tornar um grande economista; assim o sonho é possível; todos devem continuar acreditando”, conclui.

O novo aluno da UNIFAL-MG inicia no curso da Instituição, na próxima quinta-feira, 15.

com Varginha Online e assessorias da prefeitura de Varginha e UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...