Pular para o conteúdo principal

LAVRENSE TOMA POSSE COMO VICE-REITOR DA UNIFAL-MG

Professor Alessandro Costa Pereira é irmão do ex-prefeito e ex-reitor da UFLA, Silas Costa Pereira
Novo vice-reitor atua na universidade há 21 anos

O DNA bem sucedido na área educacional parece ser uma vocação nata da família Costa Pereira, de Lavras, no Sul de Minas. Silas Costa Pereira, antes de ser prefeito de Lavras e ter passagens como gestor em órgãos públicos de Minas, entrou para a história do setor educacional da cidade. 

Professor universitário, foi diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e posteriormente o primeiro reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ao deixar a universidade pública, foi também diretor-geral do campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida. 

Agora é a vez de seu irmão, Alessandro Antônio Costa Pereira, seguir os mesmos passos. Na última quinta-feira, 22, ele tomou posse como novo vice-reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o segundo cargo mais alto na hierarquia da instituição pública.

Professor Alessandro Costa Pereira, formado em odontologia em 1987 e professor titular da UNIFAL-MG desde 2017, faz parte da equipe dirigente da universidade que tem como novo reitor o professor Sandro Amadeu Cerveira.

Ao apresentar sua equipe de gestores para os próximos quatro anos, ao lado do vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira, a quem deu posse na mesma solenidade, o novo reitor, professor Sandro Cerveira, ressaltou que pela 1ª vez há pró-reitores e pró-reitoras de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha e de diferentes áreas do conhecimento da UNIFAL-MG: “Sabemos que representatividade importa e trabalharemos para que todos os setores e campi se sintam representados na gestão”

Mais de 300 pessoas participaram do evento e prestigiaram a interpretação do hino nacional pela discente Marina Rosa, que foi acompanhada pelo músico Luís Cláudio Ribeiro (Casquídeo), e a homenagem da Orquestra Popular da UNIFAL-MG ao reitor e vice-reitora cessantes, professor Paulo Márcio e professora Magali Benjamim de Araújo.

Membros da família Costa Pereira prestigiando a posse do reitor e vice da UNIFAL-MG

Na oportunidade de sua posse, o novo vice-reitor, professor Alessandro Costa Pereira, parabenizou a gestão anterior da UNIFAL-MG que tanto a engrandeceu nos últimos oito anos e lembrou sobre os desafios que o novo reitorado enfrentará: “O Ensino Superior, está a todo o momento em evidência, porém, cabe a nós, seus atores, mantê-lo sobre os holofotes das grandes e necessárias ações para o avanço e melhoria da nossa sociedade. Precisamos elevar o número de alunos matriculados a cada ano nos ensinos de graduação e pós-graduação, aprimorar e dinamizar a pesquisa de excelência, tornar seus resultados acessíveis e integrar o conhecimento com a sociedade, por meio das ações de extensão. Temos que atuar com firmeza e eficácia na sublime missão de inclusão e assistência aos estudantes, e respeitar e valorizar as diversidades.”, disse o professor que atua na universidade há 21 anos.

O professor Alessandro Antônio Costa Pereira, além de Silas Costa Pereira, tem como irmãs/irmãos Sara, Sônia, Solange, Sérgio, Saulo e Claúdio (já falecido), todos filhos do saudoso comerciante lavrense Paulo Costa Pereira e da senhora Iracema Carvalho Pereira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...