Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DO CEFET VARGINHA ESTUDA DANOS DA CHUVA ÁCIDA EM VEGETAIS


Nuvens, chuvas e até neve podem ser compostas por ácidos gerados pela emissão de gases poluentes, principalmente nos países com processo de desenvolvimento desordenado das indústrias. E quais são as consequências desse fenômeno? 

Pesquisa desenvolvida no campus Varginha do CEFET-MG busca esclarecer os efeitos provocados pela chuva ácida e suas consequências na agricultura.

O plantio de milho, feijão e ervilha, vegetais amplamente cultivados na região, foi usado para desvendar os impactos do fenômeno da chuva ácida, além de encontrar meios de diminuir a ação que os ácidos exercem sobre plantações e estruturas e propor medidas que amenizem a emissão dos gases poluentes.

Após a análise química e física do solo e as devidas correções de nutrientes, as sementes das espécies selecionadas foram plantadas e regadas com soluções compostas por ácido sulfúrico diluído em água. 

Após alguns meses, foram feitas algumas medições nas mudas para verificar seu desenvolvimento, como altura, número de folhas, frutos e grãos. 

Foi constatado que a diminuição do pH da irrigação, tornando-a mais ácida, prejudica o crescimento e a produtividade das plantas da ervilha, por exemplo.

O aluno de Edificações Augusto Henrique do Carmo avalia que o importante para uma pesquisa é a possibilidade de mudança ou melhoria para o mundo. 

Um dos pontos altos do trabalho, segundo ele, foi a coleta de informações sobre a germinação do feijão e o número de frutos da ervilha quando expostos à acidez. 

“Com isso, a nossa pesquisa tem sua relevância quando explicitamos o problema que a chuva ácida pode acarretar ao agronegócio, fonte de nossa alimentação e de renda para muitos. Propusemos também uma possível solução, com o modelo experimental de dessulfurização”.

Já o aluno do curso técnico em Mecatrônica Guilherme Carvalho Prado explica que o dessulfurizador produzido durante as pesquisas capta o dióxido de enxofre (SO2) do meio atmosférico, filtra o poluente e libera o ar sem ele. 

A eficácia do sistema foi comprovada na prática, pois o nível da filtragem atingiu aproximadamente 86%. 

“O nosso modelo traz um protótipo muito mais barato, já que utilizamos de vidrarias de laboratório sem nenhum componente complexo. Ou seja, além do baixo custo, tivemos eficiência relativamente alta e também consideramos que se trata de um protótipo com chances de melhorias e otimizações na sua função e na sua estrutura”, vislumbra Guilherme.

Augusto explica ainda que pretende continuar os experimentos este ano juntamente com outros voluntários. 

“Uma pesquisa que envolve chuva tem que ocorrer por um bom tempo para que os resultados sejam mais exatos. A ideia é que seja ampliada e novos cultivares sejam testados, como o café, amplamente usado na região, e que se for impactado pela acidez, pode influenciar nos setores alimentar, econômico e social do entorno”, analisa.

Febrace
O trabalho contou também com a participação do aluno Eduardo Henrique Silva e foi orientado pela professora Gilze Belém Chaves Borges com a coorientação da professora Cristina Roscoe Vianna, todos do campus Varginha do CEFET-MG.

Com o título “Influências da precipitação ácida sobre cultivares agrícolas e desenvolvimento de um sistema experimental de dessulfurização” a pesquisa foi uma dos oito do CEFET-MG selecionadas para participar da 16º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece nos dias 13,14 e 15 de março, na Universidade de São Paulo (USP).

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...