Pular para o conteúdo principal

PINT OF SCIENCE 2018 CHEGA A LAVRAS

Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Miguel Côrrea Júnior e o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela

Nos dias 14, 15 e 16 de maio, bares, cafés e restaurantes de Belo Horizonte e de outras 12 cidades mineiras vão receber um dos maiores eventos dedicados à divulgação da ciência no mundo: o Pint of Science. 

Esta é a terceira edição do evento na capital mineira e, como no ano passado, será realizado em cinco estabelecimentos de Belo Horizonte. 

A novidade é que neste ano, as cidades de Poços de Caldas, Alfenas, Diamantina, Itajubá, Janaúba, Juiz de Fora, Lavras, Uberaba, Viçosa, Betim e Santa Rita do Sapucaí fazem parte do roteiro etílico mais construtivo e esclarecedor de CT&I, no Estado.

Durante o evento, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas, explicam como a ciência funciona e mostram a beleza existente em sua capacidade de investigar e dar respostas as dúvidas da sociedade.

“É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, despertar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento. É esse encantamento que procuramos despertar no Pint of Science”, afirma Natalia Pasternak Taschner, coordenadora do festival no país.

O evento é gratuito e para participar não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados, também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento. 

Em Minas Gerais, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Em Lavras, a coordenação do Pint of Science é do professor José Alberto Casto Nogales Vera, do Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os bares e restaurantes que receberão o evento ainda estão sendo escolhidos, mas as temáticas na cidade já foram definidas: “Na nossa programação de Lavras teremos uma variedade fascinante de temas: ciência do café, cachaça e cerveja; nanotecnologia; biologia; medicina; Hospital-Dia Universitário de Lavras; inteligência artificial; robótica; Parque Tecnológico de Lavras (Lavrastec); satélites que detectam buracos negros; nano-satélites e muito mais”, adianta o professor Nogales.

Ele também reforça a oportunidade que o Pint of Science fornece para conhecer mais sobre assuntos instigantes e que são muito comentados, além de esclarecimento direto de dúvidas com quem faz ciência. 

Pint of Science
  • Quando: 14 a 16 de maio
  • Onde: Lavras (locais a definir) e outras 55 cidades no Brasil, além de outros 20 países
  • Custo: não há inscrições. Basta ir ao local do evento para participar dos debates.
  • Mais informações: https://pintofscience.com.br

Sobre o Pint of Science
O evento foi criado em 2013, na Inglaterra, por estudantes de pós-graduação, e acontece simultaneamente em mais 20 países, como Alemanha, Estados Unidos, França, Espanha, México etc. Para conferir a relação das cidades participantes e a programação, clique aqui.

No Brasil, o Pint of Science foi realizado, pela primeira vez, em 2015 e cresceu exponencialmente, tanto com relação ao número de municípios que receberam o festival, quanto com o público presente. 

Em 2018, 56 cidades receberão o evento e a expectativa de público gira em torno de 50 mil pessoas. 

Para consolidação da iniciativa, existe, além da coordenação nacional e regional, em cada um dos 56 municípios participantes, um coordenador local responsável pelo evento. 

A programação em cada localidade poderá ser conferida a partir da segunda quinzena de abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...