Pular para o conteúdo principal

RECUPERANDOS DA APAC COMEÇAM A ESTUDAR NA UFSJ

Projeto de ressocialização do Nead conta com nove ingressantes; 13 aguardam lista de espera

“É difícil falar em escolha quando se trata de pessoas que não tiveram escolha ou oportunidade. Então, quando você tem essa chance de ingressar em um curso superior, de fazer uma graduação, é muito importante.” A fala é de Carlos Roberto de Melo, um dos nove recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de São João del-Rei, nas Vertentes, que começaram a cursar Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no primeiro semestre deste ano. 

Assim como Carlos, 21 recuperandos da Apac São-joanense realizaram o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e esperam ingressar na Universidade.

As aulas são organizadas pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UFSJ e contam com um setor de informática no Regime Semiaberto e no Regime Fechado, sendo o acesso à internet controlado por programas instalados nos computadores. 

Segundo a pedagoga da unidade, Thaís Teixeira Santos, os estudantes têm acesso ao conteúdo do curso por meio da plataforma do Nead. As redes sociais são bloqueadas: “Eles estudam pelo computador o conteúdo das disciplinas, e nós imprimimos as apostilas para que eles possam estudar manualmente. O horário que eles têm é de três horas diárias, sendo duas destinadas ao uso da internet e uma para digitarem textos ou fazerem outras atividades fora da internet.”

No dia 28 de fevereiro, foi realizada aula inaugural na sede da Apac Masculina de São João del-Rei, na qual foram expostas as metodologias das aulas e ouvidos os recuperandos, que puderam dar seus depoimentos sobre a importância da Educação para a ressocialização. 

Além dos 190 recuperandos, estiveram presentes o presidente da Apac de São João del-Rei, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, a coordenadora Adjunta da UAB/Nead UFSJ, professora Shirley Dau, o coordenador do curso de Filosofia da UFSJ, professor Paulo Roberto Andrade de Almeida, e a pedagoga Thaís Teixeira. 

Em seu discurso, o recuperando Luis Garajau, de 65 anos, expôs a satisfação pela oportunidade e o empenho que será exigido nas reflexões que o curso de Filosofia irá demandar.

O processo seletivo ao qual os recuperandos foram submetidos faz parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acontece cerca de um mês após a aula oficial para as unidades prisionais e de internação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. 

Os recuperandos realizam, então, a mesma prova normalmente aplicada para os estudantes oriundos do Ensino Médio. 

A maioria dos recuperandos concluiu a escola básica por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade destinada àqueles que não completaram os estudos ou não tiveram acesso ao Ensino Fundamental e ao Médio na idade apropriada.

Na Apac, além dos cursos a distância, os recuperandos também têm a oportunidade de realizar oficinas manuais, como é o caso de Carlos: “Eu já faço uma faculdade - acho que sou uma grande exceção - faço Administração de Empresas na Sead. Eu trabalho hoje cuidando da parte de oficina aqui da Apac, com marcenaria, serralheria.” 

Para ele, o Ensino Superior é privilégio e conquista: “Quando o professor Pablo abriu esse leque pra nós, quando ele destrinchou esse mundo acadêmico, eu falei: quero sugar o máximo possível de conhecimento para que isso seja algo proveitoso.”

Nead pela ressocialização
O projeto Ressocialização dos privados de liberdade por meio do estudo via educação a distância é coordenado pelo professor Pablo Luiz Martins e teve início em agosto de 2017. 

O Pread, como é conhecido, ocorreu inicialmente na unidade II da Penitenciária de Serro Azul, no estado de São Paulo, com a aprovação de 5 recuperandos no curso de Administração Pública.

Com a realização do processo seletivo deste ano, foram incluídos dois estudantes no curso de Filosofia. Sendo assim, o projeto conta com 16 recuperandos, sendo nove na Apac em São João del-Rei e sete na unidade II da Penitenciária de Serro Azul. 

Além do curso de Filosofia, serão disponibilizados mais três cursos superiores a distância: Pedagogia, Matemática e Administração Pública.

Polo de estudos na Apac
Existe uma tentativa para que a unidade apaqueana de São João del-Rei seja a primeira unidade prisional do Brasil a ter um polo para estudos dos recuperandos.

Segundo a assessora de comunicação da Apac Masculina de São João del-Rei, Rafaella Vieira, a iniciativa poderia proporcionar orientação mais efetiva aos estudantes: “Outros alunos do ambiente externo viriam para a Apac, haveria um modelo de assessoria para o aluno, com conversas sobre o curso, inclusive com professores.”

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...