Pular para o conteúdo principal

RECUPERANDOS DA APAC COMEÇAM A ESTUDAR NA UFSJ

Projeto de ressocialização do Nead conta com nove ingressantes; 13 aguardam lista de espera

“É difícil falar em escolha quando se trata de pessoas que não tiveram escolha ou oportunidade. Então, quando você tem essa chance de ingressar em um curso superior, de fazer uma graduação, é muito importante.” A fala é de Carlos Roberto de Melo, um dos nove recuperandos da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de São João del-Rei, nas Vertentes, que começaram a cursar Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no primeiro semestre deste ano. 

Assim como Carlos, 21 recuperandos da Apac São-joanense realizaram o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e esperam ingressar na Universidade.

As aulas são organizadas pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UFSJ e contam com um setor de informática no Regime Semiaberto e no Regime Fechado, sendo o acesso à internet controlado por programas instalados nos computadores. 

Segundo a pedagoga da unidade, Thaís Teixeira Santos, os estudantes têm acesso ao conteúdo do curso por meio da plataforma do Nead. As redes sociais são bloqueadas: “Eles estudam pelo computador o conteúdo das disciplinas, e nós imprimimos as apostilas para que eles possam estudar manualmente. O horário que eles têm é de três horas diárias, sendo duas destinadas ao uso da internet e uma para digitarem textos ou fazerem outras atividades fora da internet.”

No dia 28 de fevereiro, foi realizada aula inaugural na sede da Apac Masculina de São João del-Rei, na qual foram expostas as metodologias das aulas e ouvidos os recuperandos, que puderam dar seus depoimentos sobre a importância da Educação para a ressocialização. 

Além dos 190 recuperandos, estiveram presentes o presidente da Apac de São João del-Rei, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, a coordenadora Adjunta da UAB/Nead UFSJ, professora Shirley Dau, o coordenador do curso de Filosofia da UFSJ, professor Paulo Roberto Andrade de Almeida, e a pedagoga Thaís Teixeira. 

Em seu discurso, o recuperando Luis Garajau, de 65 anos, expôs a satisfação pela oportunidade e o empenho que será exigido nas reflexões que o curso de Filosofia irá demandar.

O processo seletivo ao qual os recuperandos foram submetidos faz parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acontece cerca de um mês após a aula oficial para as unidades prisionais e de internação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. 

Os recuperandos realizam, então, a mesma prova normalmente aplicada para os estudantes oriundos do Ensino Médio. 

A maioria dos recuperandos concluiu a escola básica por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade destinada àqueles que não completaram os estudos ou não tiveram acesso ao Ensino Fundamental e ao Médio na idade apropriada.

Na Apac, além dos cursos a distância, os recuperandos também têm a oportunidade de realizar oficinas manuais, como é o caso de Carlos: “Eu já faço uma faculdade - acho que sou uma grande exceção - faço Administração de Empresas na Sead. Eu trabalho hoje cuidando da parte de oficina aqui da Apac, com marcenaria, serralheria.” 

Para ele, o Ensino Superior é privilégio e conquista: “Quando o professor Pablo abriu esse leque pra nós, quando ele destrinchou esse mundo acadêmico, eu falei: quero sugar o máximo possível de conhecimento para que isso seja algo proveitoso.”

Nead pela ressocialização
O projeto Ressocialização dos privados de liberdade por meio do estudo via educação a distância é coordenado pelo professor Pablo Luiz Martins e teve início em agosto de 2017. 

O Pread, como é conhecido, ocorreu inicialmente na unidade II da Penitenciária de Serro Azul, no estado de São Paulo, com a aprovação de 5 recuperandos no curso de Administração Pública.

Com a realização do processo seletivo deste ano, foram incluídos dois estudantes no curso de Filosofia. Sendo assim, o projeto conta com 16 recuperandos, sendo nove na Apac em São João del-Rei e sete na unidade II da Penitenciária de Serro Azul. 

Além do curso de Filosofia, serão disponibilizados mais três cursos superiores a distância: Pedagogia, Matemática e Administração Pública.

Polo de estudos na Apac
Existe uma tentativa para que a unidade apaqueana de São João del-Rei seja a primeira unidade prisional do Brasil a ter um polo para estudos dos recuperandos.

Segundo a assessora de comunicação da Apac Masculina de São João del-Rei, Rafaella Vieira, a iniciativa poderia proporcionar orientação mais efetiva aos estudantes: “Outros alunos do ambiente externo viriam para a Apac, haveria um modelo de assessoria para o aluno, com conversas sobre o curso, inclusive com professores.”

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...