Pular para o conteúdo principal

TCE DETERMINA INABILITAÇÃO PARA FUNÇÕES PÚBLICAS DE EX-PREFEITO DE SÃO FRANCISCO DE PAULA


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) determinou a inabilitação de João Batista Lima, ex-prefeito de São Francisco de Paula, no Sul de Minas, no período 2009-2012, para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança no âmbito do Estado. 

A decisão foi unânime, com aprovação da proposta do conselheiro relator Wanderley Ávila [foto], e foi tomada nesta quarta-feira, 28, em sessão de Pleno, realizada sob a presidência do conselheiro Cláudio Couto Terrão.

O relator informou que o processo principal, nº 862772, era uma representação apresentada por Fued Canaan Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Paula em 2011. 

Junto com a representação, ele enviou cópias de processos relativos a quatro Comissões Especiais de Inquérito (CEIs), instauradas pelo Legislativo local. 

As comissões apuraram “irregularidades relacionadas à aquisição de peças e serviços mecânicos, contratação de mão de obra para execução de conserto de uma ponte localizada na zona rural do município, obras de construção de uma Unidade Básica de Saúde Urbana e contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos ambulatoriais dos postos de saúde”.

Na sessão da Segunda Câmara de 15/09/2016, o Tribunal julgou a representação e aplicou ao ex-prefeito uma restituição ao erário no valor de R$ 5.198,00 e multas no valor total de R$ 78.024,89.

Na fundamentação do voto apresentado hoje, o relator explicou que “compete a este egrégio Tribunal Pleno decidir quanto à inabilitação do ex-prefeito”, com base nas “disposições dos artigos 83, inciso II e parágrafo único c/c o disposto no art. 92 da Lei Complementar Estadual nº 102/2008”.

O Tribunal determinou a comunicação de sua decisão ao município de São Francisco de Paula e também aos chefes de Poder do Estado de Minas Gerais para a adoção das medidas destinadas ao seu cumprimento. 

E também informou que a divulgação no Diário Oficial de Contas (órgão oficial da Corte, disponível no Portal do TCE da internet) tornará a inabilitação pública e válida para os demais órgãos sujeitos ao seu controle externo.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...