Pular para o conteúdo principal

VIA CAFÉ PROMOVE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA

Centro de convivências desenvolve ações de reutilização e uso sustentável da água

Ontem, quinta-feira, 22, foi celebrado o Dia Mundial da Água e um dos grandes desafios da atualidade é manter o crescimento econômico e populacional sem causar prejuízos ao meio ambiente, pensando, inclusive, nas próximas gerações.

Tendo em vista esse cenário, a Tenco Shopping Centers, administradora do Via Café Garden Shopping, localizado em Varginha, no Sul de Minas, promove entre empreendedores, fornecedores, lojistas e consumidores, a consciência sustentável dos recursos naturais.

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992. A data é um reforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. 

Todo ano, as celebrações acontecem a partir de uma temática definida pela ONU, como, por exemplo: ‘Água e energia’, ‘Água limpa para um mundo saudável’, ‘Lidando com a escassez da água’, entre outros. Assim, organizações e instituições ao redor do mundo podem elaborar ações educacionais, de mobilização e de conscientização sobre a água e seus usos.

Baseado no tripé ‘Garden’ – ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável – a Tenco Shopping Centers contempla atitudes sustentáveis em todas as suas ações, desde a concepção e desenvolvimento dos projetos, até o dia a dia dos seus shoppings. 

Ao criar o Conceito Garden, que faz parte do DNA do grupo e aparece nos nomes de seus empreendimentos, a empresa implanta e consolida as melhores práticas de gestão socioambiental.

Para viabilizar essas iniciativas, a empresa criou, há três anos, o Instituto Tenco, uma associação sem fins lucrativos destinado a administrar os investimentos sociais do grupo, com propósito de gerar valor, simultaneamente, para a sociedade e para a empresa. 

Desde sua criação, o instituto vive um momento maduro e propício para uma atuação mais intensa na área socioambiental, conectando o sucesso da empresa ao progresso da sociedade, aumentando a transparência, ética e eficiência para todos os envolvidos. 

Essa ação conjunta contribui para elaboração de soluções inovadoras aos problemas sociais e empresariais e para a criação de possibilidades de um futuro sustentável.

Diante disso, desde 2017, o Via Café Garden Shopping tem realizado o reaproveitamento da água pluvial, dos drenos de ar condicionado, da descarga das torres e das drenagens das válvulas de governo e alarme do sistema de incêndio (VGA). 

O intuito é reduzir o consumo da água no empreendimento e fomentar a utilização sustentável e consciente desse importante recurso natural.

“Quando se fala em consumo sustentável, deve-se levar em consideração as escolhas de compra, as formas de utilização e, principalmente, o reuso dos bens e recursos naturais disponíveis. Nesse sentido, a reutilização da água da chuva é uma das melhores formas de gerar economia e preservar o meio ambiente, visto que vivemos em tempos de escassez e racionamento, tornando fundamental a busca por soluções eficientes para evitar o desperdício”, afirma o gerente de operações do shopping, Gleiser Guimarães.

Para o êxito do projeto, foi criada uma barreira na saída de escoamento da galeria pluvial subterrânea do shopping, para represar a água que, posteriormente, é enviada a um reservatório. 

Por meio de um sistema automático, a água armazenada alimenta todo o sistema de irrigação dos jardins do centro de convivências, que possui 25 mil m² de área verde.

Com o uso inteligente da água, o Via Café Garden Shopping reduziu em 10% o seu consumo mensal de água potável, o que equivale a 320 caixas d’água de 500 litros. Com essa redução, em um ano, o Via Café Garden Shopping teve a economia de aproximadamente R$ 30 mil.

Conceito Garden
Além da reutilização da água, o Via Café Garden Shopping possui o projeto de eficiência energética, onde foi desenvolvido um estudo detalhado sobre a melhor forma de utilizar a luz natural sem que haja redução na visibilidade dentro do mall. 

Entre as soluções encontradas estão o uso de piso de cor clara e a instalação de vidros no teto, contribuindo positivamente para entrada de luz e calor no empreendimento. 

O objetivo é oferecer conforto aos frequentadores e ao mesmo tempo economizar energia elétrica. Um ponto que merece destaque é o sistema de ar condicionado inteligente, que adequa a velocidade dos ventiladores de renovação de ar à quantidade de pessoas dentro da edificação. Ou seja, quanto mais pessoas no shopping, maior é a necessidade de renovação do ar, maior a velocidade do ventilador. 

Nos momentos em que houver menor quantidade de visitantes no shopping, menor a velocidade dos ventiladores, bem como consumo de energia. Outra medida que tem o objetivo de preservar o meio ambiente é o estacionamento de bicicletas, que é economicamente viável. 

No espaço há 51 vagas e o ciclista pode estacionar gratuitamente. O bicicletário contribui em incentivar a prática de atividades físicas e redução na emissão de poluentes, já que se trata de mais uma iniciativa voltada para sustentabilidade e ao conceito Garden.

com Luciana Trindade - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...