Pular para o conteúdo principal

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: AERÓDROMO INHOTIM PODE FAZER A ECONOMIA DE BETIM DECOLAR

Empreendimento, com investimentos da ordem de R$ 160 milhões, receberá voos comerciais e particulares até meados de 2019

O Aeródromo Inhotim, que está sendo construído em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi apresentado  na última quinta-feira, 28, no Projeto Forte da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). 

O aeródromo, que leva o nome do museu de arte moderna, e tem orçamento previsto de R$ 160 milhões, ficará a 4 km de Betim, a 15 km do Instituto Inhotim e a 29 km de Belo Horizonte.

A obra ocupará uma área de cerca de 2,8 milhões de metros quadrados, no bairro Bandeirinhas. O espaço abrigará uma pista de pouso de 1.800 metros de comprimento por 45 metros de largura na primeira etapa, com possibilidade de expansão ao longo dos anos para 2.500 metros.

Segundo o presidente da Orion, empresa responsável pelo aeródromo, Luiz Tito, cerca de 20 empresas estão envolvidas no projeto. 

“Temos interesse e abertura para fazer mais negócios com empresas mineiras. Empresas de manutenção de aeronaves e outras de treinamento de pessoal para esse mesmo setor estão se manifestando”, diz.

De acordo com o superintendente executivo de Relações Institucionais da FIEMG, Paulo Brant, a expectativa é de que o aeródromo proporcione importantes incentivos à exportação e ao desenvolvimento econômico de Minas Gerais. 

“O modelo de negócio do aeródromo de Betim simboliza uma forma virtuosa de fomentar a economia. Nasceu no setor público, mas foi entregue à iniciativa privada. Tenho certeza de que vai proporcionar importantes vantagens competitivas às empresas mineiras”, afirma.

Segundo o prefeito Vittorio Medioli, o Aeródromo vai alterar o perfil econômico de Betim nos próximos anos e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento no município. 

“É um empreendimento que traz benefícios não só para Betim, mas para toda a região e parque industrial”, ressalta.

O plano de investimentos para a construção do Aeródromo já teve seu projeto aprovado pela ANAC e recebeu concessão da licença ambiental do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema). 

A pista está homologada para receber aeronaves do porte de Boing 737, com capacidade para transportar até 85 passageiros e tripulantes. 

O Aeródromo Inhotim servirá de suporte para um volume de 40 mil pousos e decolagens. O projeto ainda prevê a construção de 24 hangares da iniciativa privada e escolas de pilotagem.

A expectativa é de que, depois de concluído, o aeródromo gere até 21 mil postos de trabalho. Durante a fase de construção, este número deve ser de 640 empregos diretos e 800 indiretos - como hotéis, restaurantes, transportes de passageiros e turismo.

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...