Pular para o conteúdo principal

POSSÍVEL ROMPIMENTO POLÍTICO ENTRE PREFEITO E VICE É ALVO DE ESPECULAÇÕES EM TRÊS CORAÇÕES

No primeiro mandato, prefeito rompeu com o então vice. Chefe do Executivo e atual vice ainda não se pronunciaram sobre o assunto
Prefeito Cláudio Pereira e o atual vice, Luiz Vilela Paranaíba

Um capítulo nada agradável da história política de Três Corações, no Sul de Minas, pode estar se repetindo. Nas eleições de 2012, o prefeito Cláudio Pereira, eleito pelo PSL e hoje no MDB, trouxe como companheiro de chapa e vice, Cosme Nascimento.

Tudo parecia ir bem, até que em dezembro de 2015 o vice-prefeito Cosme Nascimento enviou ao Cláudio Pereira uma carta falando sobre afastamento político. Na carta, divulgada em uma rede social, o vice-prefeito diz que os motivos do afastamento foram a perda de autonomia e a pouca participação no governo de Três de Corações.

Após o rompimento, a sala do vice-prefeito foi esvaziada, bem como foi retirado dele o direito a secretária e uso do carro oficial. Quando chegou para trabalhar, o então vice-prefeito Cosme Nascimento encontrou a sala vazia, contando com apenas dois bancos, uma mesa, um quadro e as bandeiras que representam o país. Segundo o então vice, tudo sem que ele tivesse sido avisado.

Reeleito em 2016, agora pelo MDB, o prefeito Cláudio Pereira está sacudindo a política tricordiana com um possível rompimento com o novo vice, que é o ex-prefeito de São Tomé das Letras (por dois mandatos), o empresário Luiz Vilela Paranaíba (PP).

Luiz Vilela, cujo peso do nome ajudou a engrossar a reeleição do prefeito, estaria já sendo deixado de lado pelo prefeito. De acordo com informações extraoficiais que circulam nos bastidores da política tricordiana, o prefeito já teria retirado secretarias que estariam sobre controle do atual vice.

Embora Luiz Vilela ainda não tenha se manifestado publicamente, uma reunião recente ocorrida entre vereadores e políticos de peso na cidade, teria sido o estopim para o possível rompimento.

Segundo informações, estaria na Câmara Municipal de Três Corações um pedido de licença do prefeito Cláudio Pereira, de 30 dias do cargo, para tratamento de saúde em Israel. De acordo com as mesmas informações que circulam pela cidade, neste período o chefe do Executivo teria pela frente a exoneração de mais de 300 cargos comissionados e contratados, cumprindo um acordo feito pelo município com o Ministério Público (MP).

Com o possível afastamento do prefeito do cargo, a "batata" ficaria para o seu vice, Luiz Vilela. o que causaria um enorme desgaste político.

Nem o prefeito Cláudio Pereira e nem seu vice, Luiz Vilela Paranaíba, se manifestaram publicamente ainda sobre as especulações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...