Pular para o conteúdo principal

91% DOS TURISTAS QUEREM VOLTAR A POÇOS DE CALDAS, APONTA PESQUISA


A Secretaria Municipal de Turismo realizou um estudo de 12 meses para definir o perfil do turista que vem a Poços de Caldas, no Sul de Minas, e como ele avalia a cidade. A maioria das pessoas que vêm ao município gosta do que vê e quer voltar.

Ao todo, foram distribuídos 1170 questionários. A pesquisa foi feita de janeiro a dezembro de 2017 e apontou que 60% dos turistas entrevistados são do sexo feminino e 39% do sexo masculino. Além disso, houve um pequeno aumento no número de mulheres em comparação com 2016 e uma leve diminuição em relação a 2015.

O estudo avaliou também a estrutura e os serviços locais. Os pontos turísticos receberam nota 9,1. Passeios e city tours foram avaliados com 8,9. Hotéis receberam 8,8. A diversão noturna recebeu nota 8,4. Restaurantes foram avaliados com 8,5. Já a sinalização turística e a limpeza urbana tiveram 8,8 como grau de satisfação. Segurança foi avaliada com 8,7.

O questionário continha perguntas abertas, fechadas com alternativas fixas e um quadro de avaliação. Os dados levantados referem-se aos aspectos do perfil do visitante (procedência, idade, escolaridade, gênero, forma de viajar e renda), organização da viagem (motivação da viagem, fonte de informação, meio de transporte e de hospedagem utilizado, frequência com que visita a cidade, tempo de permanência, gastos e se pensou em outro destino que não fosse Poços de Caldas) e percepção com relação ao destino (expectativas, intenção de retorno e a avaliação sobre a infraestrutura e serviços).

A maioria dos visitantes vêm à cidade pelos atrativos histórico-culturais (30%). Já 26% são motivados pelos atrativos naturais. Vinte e dois por cento vêm em busca de tranquilidade e lazer, enquanto 11% procuram as águas termais. 

Outras motivações como saúde, compras e visitar amigos ou parentes representam entre 1% e 2%. Além disso, 67% vêm pela primeira vez. Quarenta e cinco por cento dos turistas têm suas expectativas atendidas plenamente e 26% as têm superadas. Noventa e um por cento querem voltar.

Outro dado interessante é que 65% dos turistas não pensam em outra cidade ao planejar a viagem. Sobre a duração da estadia, 46% vêm para ficar até três dias em Poços, 35% ficam de quatro dias a uma semana, 12% menos de um dia, 4% mais de sete dias, e 3% não responderam.

Dos turistas de primeira viagem, 53% fica sabendo da cidade por indicação de amigos ou parentes e 26% descobre Poços pela internet. Quarenta e seis por cento vêm com a família e 42% são casais.

O estudo aponta também que a idade predominante do visitante é de 26 a 35 anos, representando 26%. Dezoito por cento são de turistas entre 36 e 45 anos, 16% são de 46 a 55%, 13% de 15 a 25 anos, 7% representam a faixa de pessoas com mais de 65 anos e 2% não responderam. Em relação a 2015 e 2016, houve um crescimento dos turistas até 25 anos.

Sobre a origem dos turistas, 72% são do estado de São Paulo. Mineiros aparecem em segundo, representando 11%. Cariocas são 6%, seguidos dos paranaenses (2%). A pesquisa identificou 277 cidades diferentes.

O principal meio de transporte do turista que vem a Poços é o automóvel (86%). Ônibus de linha aparece em segundo, indicando 13%. Em seguida, aparece o ônibus fretado (3%). Outros meios de transporte representam 2%.

A pesquisa indica também que 57% dos turistas ficam em hotel, 16% em pousada e 6% em casa de parentes. Mostra também a renda média mensal dos visitantes, apontando que 48% ganham entre um e cinco salários-mínimos, 21% entre cinco e dez salários, 14% acima de dez, e 5% até um salário-mínimo. Desse total, 12% não responderam. Pessoas com ensino superior somado à pós-graduação representam 74% dos entrevistados. Em 2016, esse grau de escolaridade somou 69% e em 2015, 70%.

O estudo teve apoio do Sesc Pousada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...