Pular para o conteúdo principal

91% DOS TURISTAS QUEREM VOLTAR A POÇOS DE CALDAS, APONTA PESQUISA


A Secretaria Municipal de Turismo realizou um estudo de 12 meses para definir o perfil do turista que vem a Poços de Caldas, no Sul de Minas, e como ele avalia a cidade. A maioria das pessoas que vêm ao município gosta do que vê e quer voltar.

Ao todo, foram distribuídos 1170 questionários. A pesquisa foi feita de janeiro a dezembro de 2017 e apontou que 60% dos turistas entrevistados são do sexo feminino e 39% do sexo masculino. Além disso, houve um pequeno aumento no número de mulheres em comparação com 2016 e uma leve diminuição em relação a 2015.

O estudo avaliou também a estrutura e os serviços locais. Os pontos turísticos receberam nota 9,1. Passeios e city tours foram avaliados com 8,9. Hotéis receberam 8,8. A diversão noturna recebeu nota 8,4. Restaurantes foram avaliados com 8,5. Já a sinalização turística e a limpeza urbana tiveram 8,8 como grau de satisfação. Segurança foi avaliada com 8,7.

O questionário continha perguntas abertas, fechadas com alternativas fixas e um quadro de avaliação. Os dados levantados referem-se aos aspectos do perfil do visitante (procedência, idade, escolaridade, gênero, forma de viajar e renda), organização da viagem (motivação da viagem, fonte de informação, meio de transporte e de hospedagem utilizado, frequência com que visita a cidade, tempo de permanência, gastos e se pensou em outro destino que não fosse Poços de Caldas) e percepção com relação ao destino (expectativas, intenção de retorno e a avaliação sobre a infraestrutura e serviços).

A maioria dos visitantes vêm à cidade pelos atrativos histórico-culturais (30%). Já 26% são motivados pelos atrativos naturais. Vinte e dois por cento vêm em busca de tranquilidade e lazer, enquanto 11% procuram as águas termais. 

Outras motivações como saúde, compras e visitar amigos ou parentes representam entre 1% e 2%. Além disso, 67% vêm pela primeira vez. Quarenta e cinco por cento dos turistas têm suas expectativas atendidas plenamente e 26% as têm superadas. Noventa e um por cento querem voltar.

Outro dado interessante é que 65% dos turistas não pensam em outra cidade ao planejar a viagem. Sobre a duração da estadia, 46% vêm para ficar até três dias em Poços, 35% ficam de quatro dias a uma semana, 12% menos de um dia, 4% mais de sete dias, e 3% não responderam.

Dos turistas de primeira viagem, 53% fica sabendo da cidade por indicação de amigos ou parentes e 26% descobre Poços pela internet. Quarenta e seis por cento vêm com a família e 42% são casais.

O estudo aponta também que a idade predominante do visitante é de 26 a 35 anos, representando 26%. Dezoito por cento são de turistas entre 36 e 45 anos, 16% são de 46 a 55%, 13% de 15 a 25 anos, 7% representam a faixa de pessoas com mais de 65 anos e 2% não responderam. Em relação a 2015 e 2016, houve um crescimento dos turistas até 25 anos.

Sobre a origem dos turistas, 72% são do estado de São Paulo. Mineiros aparecem em segundo, representando 11%. Cariocas são 6%, seguidos dos paranaenses (2%). A pesquisa identificou 277 cidades diferentes.

O principal meio de transporte do turista que vem a Poços é o automóvel (86%). Ônibus de linha aparece em segundo, indicando 13%. Em seguida, aparece o ônibus fretado (3%). Outros meios de transporte representam 2%.

A pesquisa indica também que 57% dos turistas ficam em hotel, 16% em pousada e 6% em casa de parentes. Mostra também a renda média mensal dos visitantes, apontando que 48% ganham entre um e cinco salários-mínimos, 21% entre cinco e dez salários, 14% acima de dez, e 5% até um salário-mínimo. Desse total, 12% não responderam. Pessoas com ensino superior somado à pós-graduação representam 74% dos entrevistados. Em 2016, esse grau de escolaridade somou 69% e em 2015, 70%.

O estudo teve apoio do Sesc Pousada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...