Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DE POUSO ALEGRE APRESENTARÃO PARA MELHORIA DO TRÂNSITO DURANTE FÓRUM DA JUVENTUDE

Jovem de 13 anos, estudante do ensino público, foi escolhido para representar Pouso Alegre em fórum que reunirá jovens de 5 estados no interior paulista

O aluno da Escola Municipal Anathália de Lourdes Camanducaia (CAIC São João), Pedro Ezequiel de Freitas Pereira, 13 anos, foi selecionado para participar do 3º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito. 

A iniciativa que é desenvolvida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país, contará com a participação de 75 estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, de 46 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, nos próximos dias 6 a 10 de maio, no município do Leme, no interior de São Paulo. 

Pedro Pereira foi contemplado após elaborar um projeto de melhoria no trânsito para o Bairro São João, no município de Pouso Alegre. 

No projeto, o aluno descreve que o objetivo é mobilizar os alunos para se organizarem na saída das aulas e alertá-los sobre os possíveis acidentes no perímetro escolar. 

“Eu observei que na saída e entrada da escola há um grande tumulto. Os alunos maiores atropelam os menores. Há muita movimentação de veículos e pedestres e os carros ficam estacionados em locais impróprios, o que dificulta o acesso ao prédio”, comenta.

O projeto descreve ações que envolvem desde dinâmicas e com a comunidade escolar até a melhoria de sinalização do bairro. 

As propostas são iniciativas fáceis e possíveis de serem executadas num período de 30 dias, como descreve o aluno. 

Porém trará resultados benéficos a toda população. “Eu espero conseguir colocar meu projeto em prática para amenizar o tumulto de veículos e pedestres na entrada e saída da escola. Será bom para segurança de todos no bairro”, acrescenta.

Já o aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Gian Ferreira Gonçalves, 15 anos, descreve em seu projeto a necessidade urgente de providências quanto à extensão da faixa de estacionamento exclusivo para deficientes e a inserção das faixas de pedestres em frente aos portões de entrada e saída da Associação, que está localizada Rua Francisco Aragone, no bairro Árvore Grande. 

“Também precisamos da instalação de placas de sinalização, limpeza do entorno e vielas e retirada de galhos da árvore que encobre a placa de sinalização”, acrescenta.

Os projetos de Pedro Pereira e Gian Gonçalves foram selecionados juntamente com o trabalho de outros 13 estudantes de municípios lindeiros à Fernão Dias, que também estarão em Leme para debater e propor melhorias no trânsito.  

Sobre o Fórum da Juventude
O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris. 

O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. 

O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias estaduais e federais, proporcionando aos alunos troca de experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.

por Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...