Pular para o conteúdo principal

BRASIL & PORTUGAL: CONGONHAS E MATOSINHOS RETOMAM PARCERIA INTERNACIONAL


Unidas pelo patrimônio histórico-cultural e pela devoção ao Senhor Bom Jesus, Congonhas, no Brasil, e Matosinhos, em Portugal, estão cada vez mais próximas. Em maio, a convite da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, uma comitiva congonhense vai visitar a cidade portuguesa durante as festividades em homenagem ao Senhor de Matosinhos, estreitando, assim, os laços de cooperação entre ambas. 

Paralelamente, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) vai promover, neste mesmo mês, no Museu de Congonhas, uma série de atividades sobre o culto à imagem do Senhor Bom Jesus, abordando a preservação e difusão da memória, celebrações, lugares, usos e dimensões da sociabilidade, religiosidade e cultura entre Matosinhos e os 24 municípios mineiros que têm em comum essa devoção.

Se no mês de setembro a Cidade dos Profetas atrai milhares de fiéis durante o Jubileu, na cidade portuguesa é diferente: o Senhor Bom Jesus de Matosinhos é recordado sete semanas após a Páscoa. Este ano, as festividades acontecem em maio. 

A comitiva irá acompanhar a programação da Romaria em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma das maiores festividades de Portugal e que recebe, durante três semanas, milhares de visitantes. No dia 19 de maio, será realizada a tradicional queima de fogos. No dia 20, terá uma procissão. Já no dia 22, será celebrada uma missa solene.

A retomada da parceria entre as duas cidades, que uniu os dois povos entre 1986 e 1996, teve um capítulo especial em janeiro deste ano, durante a visita a Congonhas de Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos (cargo que equivale ao de prefeito no Brasil). 

Na ocasião, o prefeito Zelinho tratou da retomada do compromisso de retomar a geminação e, na sequência, instituiu uma comissão para buscar meios de reativar a parceria, ampliando para as necessidades da atualidade.

Culto ao Senhor Bom Jesus
A devoção que une os dois povos tem origem no ano de 124 em terras lusitanas. Reza a lenda que a imagem de Jesus crucificado teria chegado a Matosinhos naquela época, sendo impressionante a quantidade de fieis que continuam a encontrar, passados quase 2000 anos, a fé neste nosso elo comum. Se, em Congonhas, é entre 7 e 14 de setembro que o Senhor Bom Jesus de Matozinhos é evocado; em Matosinhos, a devoção é recordada sete semanas após a Páscoa.

A origem do nome da devoção é tão rico quanto à história da festa. Em alguns documentos, “Matosinhos” aparece grafado com “s” e, em outros, com “z”. Em Portugal, se escreve com “s” derivado de Matesinus. No Brasil, aparece com ”z” advindo de Matizado. O tema gera desacordo, segundo informações da Associação das Cidades Históricas, pois alguns julgam tratar-se de transplantação do topônimo português.

Para preservar esta memória tão rica, a religiosidade, a arte e a cultura, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) realiza, neste mês, no Museu de Congonhas, uma série de atividades com o tema “O Culto Religioso à Imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos”. 

A iniciativa conta com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (FEC) e o apoio institucional da Arquidiocese de Mariana – Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Congonhas, Prefeitura de Congonhas (FUMCULT), Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Câmara de Matosinhos (Portugal).

Nos dias 14 e 15 de maio acontecerá a oficina “Sentidos da Fé: Ex-votos em cera”, das 8h30 às 16h. A atividade será conduzida pelo artista plástico congonhense Luciomar de Jesus. 

No dia 25, a partir das 9h, será realizado o Fórum “O Culto Religioso à Imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos”. Na ocasião, haverá palestras, painéis, rodas de conversa sobre o tema e contará com representantes das entidades parceiras, como a Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Joana Pinto Caliço, e o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo (MDB). 

O encontro debaterá a preservação e difusão da memória, celebrações, lugares, usos e dimensões da sociabilidade, religiosidade e cultura entre Matosinhos (Portugal) e os 24 municípios mineiros que têm em comum essa devoção.

Juntamente com o fórum, acontece a Exposição Fotográfica “A História do Senhor Bom Jesus de Matozinhos: As celebrações em torno de uma imagem religiosa”, com fotografias de 24 municípios mineiros que guardam a devoção ao Bom Jesus, e a Mostra dos Cartazes da Festa de Matosinhos – Portugal.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...