Pular para o conteúdo principal

CÂMARA RECEBE INTEGRANTES DE MOVIMENTO QUE INVESTIGA SERVIÇOS DA COPASA


Integrantes do Movimento “Nós Somos a Gota D’Água” se reuniram, na tarde desta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Três Corações. 

O movimento, composto por Câmaras Municipais do Sul de Minas, visa mobilizar a população e o Poder Legislativo das cidades atendidas pela Copasa, a fim de exigir o tratamento do esgoto sanitário e um valor justo de cobrança da taxa.

A reunião contou com a participação dos presidentes das Câmaras de Três Corações, vereador Maurício Gadbem; de Itajubá, vereador Joel Carlos de Almeida; e de Caxambu, vereador Mário Luiz Alves. Representando o Legislativo tricordiano, também estiveram presentes os vereadores Eder da TNT e Ricardinho do Gás.

Em conjunto, o grupo analisou resultados efetivos já obtidos pelo movimento, os próximos passos a serem adotados e as mais recentes decisões judiciais relativas a questões contratuais entre Copasa e municípios.

Sobre os avanços registrados nos últimos meses, o presidente da Câmara de Itajubá comentou que, nesta semana, os vereadores aprovaram a instauração de uma CPI para investigar o cumprimento do contrato firmado pelo município com a Copasa. 

Neste sentido, Maurício Gadbem explicou que a CPI da Copasa tricordiana, já atuante desde o ano passado, passou a contar com a colaboração técnica da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA), de Lavras, para produção de análises técnicas, bioquímicas e contratuais que ajudarão a embasar o relatório final da comissão.

Como sugestão para aprimorar os trabalhos do movimento, o vereador Eder da TNT sugeriu que se estude a formação de um consórcio entre as Câmaras. Segundo ele, o consórcio poderia atuar, sobretudo, com foco voltado a questões ambientais.

Ao final do encontro, foi articulada uma reunião entre representantes jurídicos das Câmaras integrantes do movimento, que acontecerá nas próximas semanas. A proposta consiste na realização de um estudo técnico para elaboração de um documento indicativo das futuras ações que o grupo deverá adotar, a fim de avançar em seus objetivos.

Além disso, ficou definida a realização de uma audiência pública, para a qual devem ser convidados presidentes de Câmaras de todo o estado, com a proposta de discutir serviços prestados pela Copasa nos municípios e a possível revisão dos contratos, diante do não cumprimento de cláusulas por parte da companhia. A previsão é de que a audiência aconteça no fim de junho, na Câmara de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...