Pular para o conteúdo principal

CÂMARA RECEBE INTEGRANTES DE MOVIMENTO QUE INVESTIGA SERVIÇOS DA COPASA


Integrantes do Movimento “Nós Somos a Gota D’Água” se reuniram, na tarde desta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Três Corações. 

O movimento, composto por Câmaras Municipais do Sul de Minas, visa mobilizar a população e o Poder Legislativo das cidades atendidas pela Copasa, a fim de exigir o tratamento do esgoto sanitário e um valor justo de cobrança da taxa.

A reunião contou com a participação dos presidentes das Câmaras de Três Corações, vereador Maurício Gadbem; de Itajubá, vereador Joel Carlos de Almeida; e de Caxambu, vereador Mário Luiz Alves. Representando o Legislativo tricordiano, também estiveram presentes os vereadores Eder da TNT e Ricardinho do Gás.

Em conjunto, o grupo analisou resultados efetivos já obtidos pelo movimento, os próximos passos a serem adotados e as mais recentes decisões judiciais relativas a questões contratuais entre Copasa e municípios.

Sobre os avanços registrados nos últimos meses, o presidente da Câmara de Itajubá comentou que, nesta semana, os vereadores aprovaram a instauração de uma CPI para investigar o cumprimento do contrato firmado pelo município com a Copasa. 

Neste sentido, Maurício Gadbem explicou que a CPI da Copasa tricordiana, já atuante desde o ano passado, passou a contar com a colaboração técnica da Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA), de Lavras, para produção de análises técnicas, bioquímicas e contratuais que ajudarão a embasar o relatório final da comissão.

Como sugestão para aprimorar os trabalhos do movimento, o vereador Eder da TNT sugeriu que se estude a formação de um consórcio entre as Câmaras. Segundo ele, o consórcio poderia atuar, sobretudo, com foco voltado a questões ambientais.

Ao final do encontro, foi articulada uma reunião entre representantes jurídicos das Câmaras integrantes do movimento, que acontecerá nas próximas semanas. A proposta consiste na realização de um estudo técnico para elaboração de um documento indicativo das futuras ações que o grupo deverá adotar, a fim de avançar em seus objetivos.

Além disso, ficou definida a realização de uma audiência pública, para a qual devem ser convidados presidentes de Câmaras de todo o estado, com a proposta de discutir serviços prestados pela Copasa nos municípios e a possível revisão dos contratos, diante do não cumprimento de cláusulas por parte da companhia. A previsão é de que a audiência aconteça no fim de junho, na Câmara de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...